Laboratório de Genética de Organismos
Aquáticos e Aquicultura - LAGOAA

Fundado em 2000, o LAGOAA vem se destacando nas áreas de pesquisa, ensino e extensão, com foco na genética aplicada à caracterização de recursos genéticos de organismos marinhos e de água doce, além da genética molecular voltada ao melhoramento genético de peixes.
O laboratório está localizado no Prédio 9 e é totalmente equipado para realizar uma ampla variedade de pesquisas em biologia molecular.
O LAGOAA também mantém parcerias estratégicas com empresas do setor, promovendo pesquisas colaborativas e transferindo tecnologias inovadoras para o mercado.

Instagram:  @lagoaa_umc

O Laboratório de Genética de Organismos Aquáticos e Aquicultura (LAGOAA) iniciou suas atividades com o propósito de formar um grupo de pesquisa na área de genética molecular aplicada à caracterização de recursos genéticos de organismos aquáticos de água doce e marinhos. Ao longo dos anos, as pesquisas realizadas no LAGOAA se diversificaram, abrangendo áreas como melhoramento genético e genômico de peixes, estudos de conservação de peixes nativos, especialmente na região das cabeceiras do rio Tietê, e nutrigenômica aplicada à aquicultura. O LAGOAA é financiado por recursos de projetos de órgãos públicos de apoio à pesquisa e parcerias com empresas. Esses recursos permitem a manutenção de alunos de iniciação científica mestrado, doutorado e pós-doutorado, que desenvolvem pesquisas básicas e aplicadas relacionadas aos temas de interesse do laboratório. O LAGOAA ocupa um espaço de 19,25 m², equipado adequadamente para a realização de trabalhos na área molecular e com um ambiente propício para discussões científicas

Responsável:
Prof. Titular Dr. Alexandre Wagner Silva Hilsdorf
Livre docente em Recursos Genéticos Animal
Pesquisador CNPq nível 1D

Prof. Dr. Alexandre Wagner Silva Hilsdorf