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PERGUNTAS FREQUENTES

A inscrição será feita mediante:

a)      Alunos (graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado):  apresentação da carteirinha digital (aplicativo “Carteirinha”) ou a carteirinha física e documento com foto;

b)     Alunos EAD: apresentação da carteirinha digital (aplicativo “Carteirinha”) e preenchimento do formulário;

c)      Funcionários: apresentação da carteirinha digital (aplicativo “Meu crachá”) e preenchimento do formulário;

d)     Estagiário (válido para todos os setores): apresentação da carteirinha digital (aplicativo “Carteirinha”) ou apresentação da carteirinha digital (aplicativo “Meu crachá”), ou a carteirinha física e documento com foto;

e)      Professores: preenchimento do formulário físico disponível na Biblioteca e apresentação da carteirinha digital (aplicativo “Meu crachá”);

f)       Professores externos: apresentação da carteirinha digital (aplicativo “Meu crachá”) ou apresentação da carteirinha física; preenchimento do formulário, carta de apresentação da PROPPGE constando data inicial e final do compromisso com a UMC.

g)      A carteirinha física e virtual é pessoal e intransferível. Sua apresentação é indispensável para empréstimos.

É obrigatório apresentar a carteirinha da Biblioteca e cadastrar/digitar senha pessoal de 4 a 6 dígitos numéricos.
Importante: o empréstimo somente poderá ser efetuado pelo titular da carteirinha.

As quantidades e prazos variam de acordo com a categoria do usuário e o tipo de material, veja quadro abaixo:

USUÁRIO

MATERIAL

QUANTIDADE

PRAZO DE EMPRÉSTIMO

Graduação, Funcionário,
Estagiário
Técnico

Livros

04

07 dias

Teses, Dissertações e monografias

01 de cada

DVD e Vídeos

02 de cada

02 dias

CD-ROM e DVD-ROM

01 de cada

Especialização
Mestrado

Livros

04

14 dias

Teses, dissertações e monografias

02 de cada

07 dias

DVDs e Vídeos

02 de cada

02 dias

CD-ROM e DVD-ROM

01 de cada

Docente
Doutorado

Livros

06

21 dias

Teses, Dissertações, Monografias, DVDs, Vídeos, CD-ROMs e DVD-ROM

02 de cada

07 dias

  • Clique em acesso ao acervo
  • Localize a obra de interesse
  • Clique sobre a obra desejada
  • Clique em exemplares para ver se o material está emprestado
  • Clique em RESERVA
  • Digite o RGM
  • Digitar a senha cadastrada na Biblioteca
  • Clique em confirmar

Importante:

  • Somente podem ser reservadas obras com todos os exemplares emprestados (exceto o exemplar de uso exclusivo na Biblioteca)
  • O material reservado ficará à disposição do usuário por 24 horas corridas. Após este período passará para a próxima pessoa da lista de espera.
  • Clique em Meu Pergamum
  • Digite o RGM
  • Digite a senha cadastrada na Biblioteca
  • Clique em RENOVAÇÃO
  • Selecione o título a ser renovado
  • Clique em renovar Observe a data de devolução e, para sua segurança, imprima o comprovante ou o envie por email.

Importante:

  • Pela internet são permitidas 2 renovações seguidas para a mesma obra; para a terceira renovação, dirija-se à Biblioteca com o material a ser renovado e seu cartão de identificação
  • O empréstimo somente poderá ser renovado quando a obra não possuir reservas e não for solicitada para procedimentos técnicos.
  • Atrasos e outras pendências não permitirão a renovação de qualquer obra emprestada ao usuário.
  • A justificativa de atraso na entrega de material bibliográfico, por impossibilidade de acesso à renovação do empréstimo on-line, não é aceita por nenhuma biblioteca da UMC. Em caso da impossibilidade do acesso on-line, o usuário deve fazer a renovação pessoalmente na biblioteca que concedeu o empréstimo. A multa pelo atraso é irrevogável

A não devolução dentro do prazo acarretará:

  • impedimento de um novo empréstimo até que se proceda a devolução do material em atraso
  • aplicação de multa previamente fixada pela UMC, por documento, por dia útil de atraso;
  • para materiais adicionais será aplicada multa equivalente à do material principal para materiais retirados através de empréstimo especial serão aplicadas multas por hora de atraso.

Obs.: as multas deverão ser quitadas na própria biblioteca e somente após o pagamento os empréstimos serão liberados.

Empréstimo normal: R$4,00/dia/material
Empréstimo especial: R$4,00/hora/material
Obs.: não são aplicadas multas para dias em que a Biblioteca estiver fechada.

A elaboração da Ficha Catalográfica e revisão normativa do trabalho acadêmico (dissertação ou tese) são serviços oferecidos aos alunos pela Biblioteca da UMC.

O prazo para confecção da Ficha Catalográfica e envio das sugestões de revisão do trabalho acadêmico é de até 10 dias úteis.

a) Para a solicitar a revisão e emissão da Ficha Catalográfica, acesse o link a seguir (https://forms.office.com/r/P0YjjTLiCi);

b) Você será direcionado para a página de login;

c) Utilize o seu usuário institucional (RGM@alunos.umc.br);

d) Preencha todos os campos e clique em Enviar;

e) A ficha catalográfica será enviada ao e-mail indicado.

Os trabalhos são encaminhados pelo gestor acadêmico do curso respeitando os critérios estabelecidos pela Instituição e deverão ser acompanhados de autorização para fotocópia (modelos abaixo)

autorização para reprodução individual
autorização para reprodução grupo

As dissertações e teses são encaminhadas pelo gestor do programa de pós-graduação respeitando os critérios estabelecidos pela Instituição e deverão ser acompanhados de autorização para fotocópia e para publicação eletrônica (modelos abaixo).

autorização para reprodução individual
autorização para publicação eletrônica

É um serviço que permite a qualquer pessoa solicitar e receber, por intermédio de uma biblioteca, cópias de artigos de periódicos técnico-científicos, capítulos de livros, teses e anais de eventos existentes nas principais bibliotecas do país e exterior.

O serviço exige o pagamento de taxa pré-fixada pelos sistemas e tem o objetivo de custear as fotocópias e taxas de envio.

Tabela de Preços

SISTEMA

CORREIO/EMAIL

FAX

Nº DE PÁGINAS

COMUT

normal: R$ 2,20
registrado: R$ 4,40

R$8,80

até 5

Pagamento: o pedido somente será encaminhado após a realização do pagamento.

Prazo de atendimento: o prazo varia de acordo com a forma de envio e localização do documento. No Brasil a média é de 10 dias, no exterior é de 20/30 dias.

Pré-requisitos para uso do serviço: inexistência do documento no acervo da Biblioteca.

Dados necessários para solicitar:

  • Artigos de periódicos: informar autor e título do artigo, título do periódico, volume, número, páginas inicial-final e data de publicação
  • Capítulos de livros: informar autor e título do capítulo, autor e título da obra e páginas inicial-final
  • Dissertações e teses: informar autor, título, universidade e data de defesa, páginas inicial-final
  • Trabalhos apresentados em eventos: autor e título do trabalho, nome, local, mês e ano do evento páginas inicial-final do trabalho

A orientação é realizada por bibliotecários seguindo o manual próprio da Instituição e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Horários podem ser agendados pessoalmente ou pelo telefones 4798-7117 (Bicen).

  • Leia atentamente o termo de ciência de doação;
  • Observe se as obras a serem doadas atendem aos requisitos informados;
  • Caso atendam e você concordar com as condições expressas, imprima o termo de ciência de doação, preencha os dados solicitados e assine;
  • Entregue o material e o termo preenchido e assinado na Biblioteca de sua escolha.

Aluno


– Acesse o Portal do Aluno;
– Digite seu RGM e sua senha;
– Escolha a aba Biblioteca;
– Clique na opção Biblioteca Virtual;
– Aguarde a autenticação dos dados (importante: o primeiro acesso será mais demorado que os posteriores);
– Procure o título que deseja e, em caso de dúvidas, clique na aba Suporte.

 

Professor


– Acesse o Portal do Docente;
– Digite seu usuário e senha;
– Escolha a aba Biblioteca;
– Clique na opção Biblioteca Virtual;
– Aguarde a autenticação dos dados (o primeiro acesso será mais demorado que os posteriores);
– Procure o título que deseja e, em caso de dúvidas, clique na aba Suporte.

 

  • Preencher o formulário de solicitação de cartão de identificação e afixar uma fotografia ¾ recente;
  • Entregar no balcão de atendimento da sua Biblioteca
  • Prazo para confecção: 48 horas
  • Importante: a confecção da 1ª via do cartão de identificação é gratuita; para a confecção da 2ª via é necessário o pagamento de taxa de R$30,00
  • Baixe aqui o formulário de solicitação do cartão de identificação
  • Preencher termo de compromisso, anexar foto ¾, fotocópia do RG, CPF e comprovante de residência;
  • Entregar os documentos no balcão de atendimento da sua Biblioteca;
  • Efetuar pagamento de R$80,00;
  • Prazo para confecção: 48 horas.
  • Baixe aqui o termo de compromisso.

Importante: o serviço é restrito aos concluintes de cursos de Graduação, o cartão tem validade de seis meses e para renová-lo é necessário o pagamento de nova taxa e atualização dos dados.

É obrigatório apresentar a carteirinha da Biblioteca e cadastrar/digitar senha pessoal de 4 a 6 dígitos numéricos.
Importante: o empréstimo somente poderá ser efetuado pelo titular da carteirinha.

As quantidades e prazos variam de acordo com a categoria do usuário e o tipo de material, veja quadro abaixo:

USUÁRIO

MATERIAL

QUANTIDADE

PRAZO DE EMPRÉSTIMO

Graduação, Funcionário,
Estagiário
Ex-Aluno
técnico

Livros

04

07 dias

Teses, Dissertações e monografias

01 de cada

DVD e Vídeos

02 de cada

02 dias

CD-ROM e DVD-ROM

01 de cada

Especialização
Mestrado

Livros

04

14 dias

Teses, dissertações e monografias

02 de cada

07 dias

DVDs e Vídeos

02 de cada

02 dias

CD-ROM e DVD-ROM

01 de cada

Docente
Doutorado

Livros

06

21 dias

Teses, Dissertações, Monografias, DVDs, Vídeos, CD-ROMs e DVD-ROM

02 de cada

07 dias

  • Clique em acesso ao acervo
  • Localize a obra de interesse
  • Clique sobre a obra desejada
  • Clique em exemplares para ver se o material está emprestado
  • Clique em RESERVA
  • Digite código constante na carteirinha da Biblioteca (localizado abaixo do código de barras)
  • Digitar a senha cadastrada na Biblioteca
  • Clique em confirmar

Importante:

  • Somente podem ser reservadas obras com todos os exemplares emprestados (exceto o exemplar de uso exclusivo na Biblioteca)
  • O material reservado ficará à disposição do usuário por 24 horas corridas. Após este período passará para a próxima pessoa da lista de espera.
  • Clique em Meu Pergamum
  • Digite código constante na carteirinha da Biblioteca (localizado abaixo do código de barras)
  • Digite a senha cadastrada na Biblioteca
  • Clique em RENOVAÇÃO
  • Selecione o título a ser renovado
  • Clique em renovar Observe a data de devolução e, para sua segurança, imprima o comprovante ou o envie por email.

Importante:

  • Pela internet são permitidas 2 renovações seguidas para a mesma obra; para a terceira renovação, dirija-se à Biblioteca com o material a ser renovado e seu cartão de identificação
  • O empréstimo somente poderá ser renovado quando a obra não possuir reservas e não for solicitada para procedimentos técnicos.
  • Atrasos e outras pendências não permitirão a renovação de qualquer obra emprestada ao usuário.
  • A justificativa de atraso na entrega de material bibliográfico, por impossibilidade de acesso à renovação do empréstimo on-line, não é aceita por nenhuma biblioteca da UMC. Em caso da impossibilidade do acesso on-line, o usuário deve fazer a renovação pessoalmente na biblioteca que concedeu o empréstimo. A multa pelo atraso é irrevogável

A não devolução dentro do prazo acarretará:

  • impedimento de um novo empréstimo até que se proceda a devolução do material em atraso
  • aplicação de multa previamente fixada pela UMC, por documento, por dia útil de atraso;
  • para materiais adicionais será aplicada multa equivalente à do material principal para materiais retirados através de empréstimo especial serão aplicadas multas por hora de atraso.

Obs.: as multas deverão ser quitadas na própria biblioteca e somente após o pagamento os empréstimos serão liberados.

Empréstimo normal: R$4,00/dia/material
Empréstimo especial: R$4,00/hora/material
Obs.: não são aplicadas multas para dias em que a Biblioteca estiver fechada.

Verifique com a Biblioteca de outra Instituição, a existência do material e se está disponível para empréstimo para outras instituições; se estiver, anote os dados completos da obra (inclui número de chamada) e solicite o formulário de empréstimo entre Bibliotecas no balcão de atendimento de sua Biblioteca. De posse do formulário, dirija-se à outra Instituição para efetuar o empréstimo.

Importante:

  • somente são solicitadas obras que não existam no acervo da Instituição
  • para usufruir o serviço, os usuários deverão estar regularizados na Biblioteca
  • quantidade de materiais, prazo de empréstimo, renovação e penalidade são definidos pela biblioteca que atende o pedido
  • Preencher formulário de solicitação de ficha catalográfica
  • Enviar o formulário e o resumo da dissertação/tese para o email decleia@umc.br
  • Prazo para confecção: 5 dias
  • Importante: A ficha somente será elaborada para os trabalhos defendidos na UMC e que foram revisados pela biblioteca. Agende seu horário pelo telefone 4798-7117.

Os trabalhos são encaminhados pelo gestor acadêmico do curso respeitando os critérios estabelecidos pela Instituição e deverão ser acompanhados de autorização para fotocópia (modelos abaixo)

autorização para reprodução individual
autorização para reprodução grupo

As dissertações e teses são encaminhadas pelo gestor do programa de pós-graduação respeitando os critérios estabelecidos pela Instituição e deverão ser acompanhados de autorização para fotocópia e para publicação eletrônica (modelos abaixo).

autorização para reprodução individual
autorização para publicação eletrônica

É um serviço que permite a qualquer pessoa solicitar e receber, por intermédio de uma biblioteca, cópias de artigos de periódicos técnico-científicos, capítulos de livros, teses e anais de eventos existentes nas principais bibliotecas do país e exterior.

O serviço exige o pagamento de taxa pré-fixada pelos sistemas e tem o objetivo de custear as fotocópias e taxas de envio.

Tabela de Preços

SISTEMA

CORREIO/EMAIL

FAX

Nº DE PÁGINAS

COMUT

normal: R$ 2,20
registrado: R$ 4,40

R$8,80

até 5

Pagamento: o pedido somente será encaminhado após a realização do pagamento.

Prazo de atendimento: o prazo varia de acordo com a forma de envio e localização do documento. No Brasil a média é de 10 dias, no exterior é de 20/30 dias.

Pré-requisitos para uso do serviço: inexistência do documento no acervo da Biblioteca.

Dados necessários para solicitar:

  • Artigos de periódicos: informar autor e título do artigo, título do periódico, volume, número, páginas inicial-final e data de publicação
  • Capítulos de livros: informar autor e título do capítulo, autor e título da obra e páginas inicial-final
  • Dissertações e teses: informar autor, título, universidade e data de defesa, páginas inicial-final
  • Trabalhos apresentados em eventos: autor e título do trabalho, nome, local, mês e ano do evento páginas inicial-final do trabalho

A orientação é realizada por bibliotecários seguindo o manual próprio da Instituição e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Horários podem ser agendados pessoalmente ou pelo telefones 4798-7117 (Bicen) ou 3648-5063 (BVL).

  • Leia atentamente o termo de ciência de doação;
  • Observe se as obras a serem doadas atendem aos requisitos informados;
  • Caso atendam e você concordar com as condições expressas, imprima o termo de ciência de doação, preencha os dados solicitados e assine;
  • Entregue o material e o termo preenchido e assinado na Biblioteca de sua escolha.

Aluno


– Acesse o Portal do Aluno;
– Digite seu RGM e sua senha;
– Escolha a aba Biblioteca;
– Clique na opção Biblioteca Virtual;
– Aguarde a autenticação dos dados (importante: o primeiro acesso será mais demorado que os posteriores);
– Procure o título que deseja e, em caso de dúvidas, clique na aba Suporte.

 

Professor


– Acesse o Portal do Docente;
– Digite seu usuário e senha;
– Escolha a aba Biblioteca;
– Clique na opção Biblioteca Virtual;
– Aguarde a autenticação dos dados (o primeiro acesso será mais demorado que os posteriores);
– Procure o título que deseja e, em caso de dúvidas, clique na aba Suporte.