O QUE É O NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE UMC?
O Núcleo de Acessibilidade da UMC é constituído por uma equipe multiprofissional dos diversos setores da Instituição de Ensino Superior (IES), com a finalidade de promover a inclusão e a acessibilidade arquitetônica, pedagógica, atitudinal, digital e nas comunicações.
Confira algumas tecnologias:
- NVDA : É um software que tem a funcionalidade de converter um texto disponível na tela do computador em um discurso sintetizado, permitindo ao usuário ouvir em vez de visualizar o conteúdo selecionado e interagir com o sistema operacional Windows e vários outros aplicativos.
- Teclado em Braille: equipamento adaptado para o uso de pessoas com deficiência visual parcial ou total. Todas as teclas possuem os códigos em relevo e com as letras e números em tamanho maior, facilitando a leitura.
MISSÃO
Garantir o processo de inclusão aos diferentes integrantes da comunidade acadêmica com necessidades educacionais e sociais especiais, orientando-se pela ruptura de perspectivas preconceituosas e discriminatórias, viabilizando, assim, a acessibilidade física e arquitetônica, atitudinal, pedagógica, digital e nas comunicações.
EQUIPE
Representantes
- Cláudio José Alves de Brito
- Helio Martucci Neto
- Erica Venturini
- Ana Cristina Gomes Teixeira Arzabe
- Maria de Lourdes Colacique da Silva Leme
- Cláudio Osiris de Oliveira
- Luiz Carlos Jorge de Oliveira Leite
- Ricardo Morales Miranda
- Cássia Pires de Morales Lopes Silva
Representante do Ensino à Distância
- Nellis Oliveira Santos
TECNOLOGIAS
DosVox: comunicação com o usuário através de Síntese de voz (capta textos e transforma em voz).
HeadMouse: permite que as pessoas com mobilidade reduzida controlem o cursor do mouse com os movimentos da cabeça.
Virtual Keyboard: complementa o HeadMouse, possibilitando que pessoas com mobilidade reduzida redijam textos através dos movimentos faciais.
MecDaisy: possibilita a geração de livros digitais falados e sua reprodução em áudio no padrão Daisy (padrão que permite a reprodução de trechos, recuo e avanço de parágrafos e busca de capítulos).
Teclado em Braille: equipamento adaptado para o uso de pessoas com deficiência visual parcial ou total. Todas as teclas possuem os códigos em relevo e com os as letras e números em tamanho maior, facilitando a leitura.