NÚCLEOS
DE PESQUISA

A geração de novo conhecimento, através do desenvolvimento de atividades de pesquisa institucionalizada por parte do corpo universitário, é um dos maiores diferenciais de qualidade acadêmica que uma Instituição de Ensino Superior pode possuir. Os eventos e avanços tecnológicos que ocorreram no último século mudaram o mundo, portanto acompanhar e promover o desenvolvimento social são ações fundamentais na UMC.

Em 1997, foram criados os Núcleos de Pesquisa e Prestação de Serviços (NPPS), que congregam atividades de pesquisa científica em áreas afins. No momento, cinco NPPSs estão em atividade na UMC, com tendência à expansão: o Núcleo Integrado de Biotecnologia (NIB), o Centro Interdisciplinar de Investigação Bioquímica (CIIB), o Núcleo de Ciências Ambientais (NCA), o Núcleo de Ciências Sociais Aplicada (NCSA) e o Núcleo de Pesquisas Tecnológicas (NPT), que foi completamente reformulado a partir do antigo núcleo de prestação de serviços à indústria metalúrgica. Os núcleos são ligados diretamente à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPGE).

Além disso, desde 1997, a UMC passou a participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq, possibilitando, pela primeira vez, o engajamento de estudantes de graduação em atividades de Iniciação Científica institucionalizada. Pesquisadores associados aos Núcleos captaram mais de US$ 10 milhões junto às instituições de fomento à pesquisa para financiamento de projetos e bolsas , assim como mais de US$ 10 milhões foram investidos pela OMEC no seu setor de Pesquisa e Pós-Graduação, nestes últimos 18 anos.

Possuidora de uma infra-estrutura sem igual e com mais de 50 anos de experiência em Ensino Superior Universitário, hoje a UMC possui quatro PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO stricto sensu de Mestrado: Biotecnologia, Engenharia Biomédica, Políticas Públicas e o Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde; e dois de Doutorado: Biotecnologia e Engenharia Biomédica, além de diversos cursos de pós-graduação lato-sensu. Mais de 420 profissionais já passaram pelos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UMC e mais de 17 mil profissionais pelos cursos de especialização e extensão. Todo este trabalho trouxe a UMC a um lugar de destaque junto à comunidade científica nacional e internacional e tem permitido um grau de excelência na formação científica e tecnológica de seus estudantes. São números que impressionam e demonstram a competência da UMC em colaborar e promover o desenvolvimento científico e social. É a UMC cumprindo seu papel com a visão inovadora que é sua marca registrada.  

Núcleos

Edit

Núcleo de Ciências Ambientais - NCA

Tem como linha mestra realizar pesquisas científicas e tecnológicas que auxiliem na compreensão do meio ambiente e dos efeitos da ação humana sobre ele, assim como desenvolver processos tecnológicos que visem minimizar ou mitigar desequilíbrios de ecossistemas. Os projetos, considerando aspectos abióticos e bióticos, envolvem monitoramento da qualidade das águas, controle da poluição provocada pelas indústrias regionais e diversas ações para identificação genética de espécies animais e vegetais, com vistas a repovoamento e desenvolvimento sustentável.

Laboratório de Mirmecologia

Responsável:
Profª Drª Maria Santina de Castro Morini

Laboratório de Sistemática Vegetal

Responsáveis:
Profa Dra Marília Cristina Duarte
Profa Dra Renata Jimenez Scabbia

LAMAT - Laboratório de Mirmecologia do Alto Tietê

Responsável:
Profª Drª Maria Santina de Castro Morini

LABITA - Laboratório de Biologia do Tecido Adiposo

Responsável:
Profª Drª Maria Santina de Castro Morini

Edit

Centro Interdisciplinar de Investigação Bioquímica - CIIB

Atua em diversas áreas do conhecimento, tais como Biologia Celular, Bioquímica, Química de Organometálicos, Química Supramolecular, Ciência dos Materiais, Superfícies e Física Molecular. O CIIB tem como missão o desenvolvimento de pesquisa da mais alta qualidade, trabalhando na fronteira do conhecimento científico e na formação de recursos humanos de alto nível. Além disso, está voltado para o desenvolvimento tecnológico do país, buscando desenvolver soluções criativas para questões ligadas principalmente às Ciências Naturais, Meio Ambiente, Fármacos e Computação.

Laboratórios:

Laboratório de Enzimologia e Bioquímica de Macromoléculas

Responsável:
Prof. Dr. Wagner Alves de Souza Judice

Laboratório de Microscopia de Força Atômica

Responsável:
Prof. Dr. Fábio Dupart Nascimento

Laboratório de Intervenções Terapêuticas Não Farmacológicas

Responsável:
Prof. Dr. Andrea Bottoni

Edit

Núcleo Integrado de Biotecnologia - NIB

O Núcleo Integrado de Biotecnologia (NIB) tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisa institucional associada à formação de recursos humanos especializados em diversas áreas da Biotecnologia Aplicada. Atua também na geração, adaptação e transferência de conhecimentos, processos e tecnologias associadas a estudos genéticos, bioquímicos e populacionais envolvendo organismos de interesse clínico, industrial ou agropecuário.

Laboratórios

Laboratório de Genômica Estrutural e Funcional

Responsáveis:
Profª Drª Regina Lúcia B. C. de Oliveira
Profª Drª Daniela Leite Jabes

LAGOAA - Laboratório de Genética de
Organismos Aquáticos e Aquicultura

Responsáveis
Prof. Dr. Alexandre Wagner Hilsdorf

LABEC - Laboratório de Biologia Experimental do Câncer

Responsável
Profaª Draª Denise Costa Arruda

Edit

Núcleo de Pesquisas Tecnológicas - NPT

Fundado em 1993, o Núcleo de Pesquisas Tecnológicas tem como objetivo utilizar técnicas das ciências exatas para auxiliar a área da saúde quantificando parâmetros eletrofisiológicos do coração, auxiliando o diagnóstico do câncer, desenvolvendo dispositivos para melhorar a qualidade de vida de pessoas com limitações físicas, analisando movimentos, controlando a qualidade dos sistemas radiológicos e simulando estruturas anatômicas e dinâmicas de sistemas biológicos. Além de desenvolver técnicas para educação à distância.

Laboratórios

LIB - Laboratório de Instrumentação Biomédica

Responsáveis
Profª Drª Marcia Aparecida Silva Bissaco
Profª Drª Silvia Cristina Martini Rodrigues
Prof. Dr. Alessandro Pereira da Silva

LADIM - Laboratório de Imagens Médicas

Responsáveis
Profª Drª Marcia Aparecida Silva Bissaco
Profª Drª Silvia Cristina Martini Rodrigues

LASIM - Laboratório de Informática e Simulação Médica

Responsáveis
Profª Drª Marcia Aparecida Silva Bissaco
Profª Drª Silvia Cristina Martini Rodrigues

PISCA - Laboratório de Tecnologia Assistiva

Responsáveis
Profª Drª Marcia Aparecida Silva Bissaco
Prof. Dr. Alessandro Pereira da Silva

LACOM - Laboratório de Controle Motor

Responsável
Prof.Dr. Daniel Gustavo Goroso

LAPSIM - Laboratório de Processamento de Sinais e Imagens Médicas

Responsável
Profº Drº Alessandro Pereira da Silva

LAVITA - Laboratório de Ambientes Virtuais e Tecnologia Assistiva

Responsável
Profº Drº Alessandro Pereira da Silva

Laboratório de Controle Motor e Modelagem Matemática e Simulação Computacional de Fenômenos Biológicos

Responsável
Prof. Dr. Robson Rodrigues da Silva

Edit

Núcleo de Ciências Sociais Aplicada (NCSA)

As pesquisas desenvolvidas no NCSA, inseridas no Programa de Políticas Públicas, têm sido fundamentais para se analisar a presença, ou a falta, de programas sociais e culturais entre os poderes públicos de diferentes níveis, que pudessem dar conta das carências estruturais que se contrapõem ao quadro do desenvolvimento regional. As pesquisas do NCSA desenvolvem-se a partir de reflexões conjuntas e motivadas pelo desejo de estudar todos os aspectos socioeconômicos e as complexidades advindas dos cenários que envolvem a Região do Alto Tietê (RAT) e demais Núcleo de Ciências Sociais Aplicada (NCSA) territórios em âmbito nacional decorrentes dos processos de regionalização das Políticas Públicas.

A integração de pesquisadores permanentes e colaboradores externos (parcerias com Núcleos de Pesquisa de outras universidades, ONGs e poder público) com olhares das ciências sociais aplicadas ao PMPP, faz com que aportem abordagens epistemológicas do campo das Políticas Públicas, que auxiliam no desenho de projetos e análises.

O NCSA interliga as linhas de pesquisa do Mestrado em Políticas Públicas, de modo a aproximar mais objetivamente aos problemas públicos, intensificando a característica interdisciplinar, em um diálogo mais dinâmico entre pesquisadores, alunado, comunidade local e região. Com esforços direcionados para as Políticas Públicas de cidadania e inserção de minorias no cenário social, busca refletir mais profundamente aspectos da cidadania, da qualidade de vida e desenvolvimento social regional.

PROJETOS:

LINHA DE PESQUISA: MEIO AMBIENTE: POLÍTICAS PÚBLICAS E DINÂMICAS SOCIAIS

Políticas Públicas Para Conservação Ambiental

LAMAT - Laboratório de Mirmecologia do Alto Tietê
Dra. Maria Santina de Castro Morini
(Profa. Responsável)

Dra. Renata Jimenez de Almeida
(Profa. Pesquisadora)

Análise De Variáveis Da Paisagem Como Subsídio Para Discussão De Políticas Publicas
Dr. Ricardo Sartorello
(Prof. Responsável)

LINHA DE PESQUISA: POLÍTICAS, PRÁTICAS DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO

Qualidade De Vida Na Normalidade E Nas Patologias:
Análise Das Políticas Voltadas À Promoção Da Saúde Pública E Ao Desenvolvimento Social
Drª Ivone Panhoca
(Profa. Responsável)

Dra. Tatiana Ribeiro de Campos Mello
(Profa. Pesquisadora)

Mais Informações:

End.: Av. Dr. Cândido X. de A. Souza, 200

CEP:  08780-911

Cidade: Mogi das Cruzes – SP