UMC Notícias

“Junho Verde”: Ações em comemoração ao Dia do Meio Ambiente são realizadas pela UMC

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é oficialmente celebrado em 5 de junho, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realiza anualmente a programação do “Junho Verde”, um mês inteiro de atividades especiais, ações educativas, debates, palestras, além de medidas práticas, como plantio de mudas.

A realização do “Junho Verde” inclui a participação dos alunos e professores do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Mogi das Cruzes, sob a coordenação da professora Vivian Schmidt, que ao longo do mês efetuam diversos projetos dentro da universidade e também fora dela.

Piquenique com Ciência

Como parte da programação, o evento “Piquenique com Ciência” foi realizado no dia 8, no Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Melo, e promoveu um debate entre os presentes sobre a importância da preservação das abelhas e do processo de polinização desenvolvido na natureza.

A atividade, que envolveu alunos e professores do curso, também contou com a participação de convidados da Prefeitura e do público em geral. De acordo com a professora Vivian, a ação envolveu várias atividades, trilhas, identificação de espécies, palestras e convívio com a natureza.

Vale lembrar que as abelhas são insetos sociais responsáveis pela polinização de 80% das espécies vegetais, o que corresponde a 35% da produção mundial de alimentos no mundo. Apesar dessa extrema importância, as abelhas estão ameaçadas pelo uso de agrotóxicos e fragmentação da vegetação.

A fim de reforçar a importância da espécie no meio ambiente, o encontro foi realizado em um dos celeiros de conservação da biodiversidade da Floresta Atlântica, que é a Serra do Itapeti.

Mutirão de limpeza: o lixo me incomoda

Dando sequência ao projeto “Junho Verde”, na última quinta-feira (13/06), mais de 60 alunos e professores do curso de Biologia da UMC saíram às ruas de Jundiapeba a fim de realizarem um mutirão de limpeza. O projeto contou com o apoio de funcionários, professores e cerca de 500 estudantes da rede Municipal de ensino da Escola Municipal Álvaro de Campos Carneiro e do Cempre Lourdes Iannuzzi.

De acordo com a professora Maria Santina, a experiência foi muito enriquecedora: “É muito bom colocar os estudantes em contato com a comunidade, assim, eles vão conhecendo melhor as realidades e isso fortalece o processo de formação do aluno, além da busca constante por soluções e melhorias”, destacou.

O mutirão ainda foi finalizando com a limpeza da praça da Liberdade de Jundiapeba. Ao todo, foram coletados aproxidamente 4 mil kg de lixo (80 sacos com cerca de 50kg cada). Vale ressaltar que, como parte do projeto, todo o material recolhido nas ruas foi levado ao Ecoponto de Jundiapeba para a destinação adequada.

Seminário Mata Atlântica

Já nesta semana (9/06) aconteceu o Seminário sobre o Plano da Mata Atlântica, no Centro Cultural da UMC. O evento reuniu os trabalhos já desenvolvidos pelos professores pesquisadores da UMC que participam ativamente da elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica, em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

Segundo a professora Vivian, “o evento foi culminante para a apresentação dos estudos e debates sobre a importância dos fragmentos florestais do município, os Corredores Verdes previstos e, também, o Plano Diretor”.

Compartilhe: