Autoavaliação e planejamento estratégico

 A autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) é um processo fundamental para o aprimoramento contínuo do programa, conduzido pela Comissão Interna de Autoavaliação (CIA). A avaliação é realizada com base na metodologia SWOT, que analisa os pontos fortes (forças), pontos fracos (fraquezas), oportunidades e ameaças do programa. O foco está em três dimensões principais: Programa, Formação e Impacto na Sociedade. Esse processo de autoavaliação é realizado de forma participativa, com a contribuição de diversos membros da comunidade acadêmica, incluindo docentes, discentes e técnicos administrativos, o que assegura uma análise abrangente e representativa.

Com base nos resultados dessa autoavaliação, é elaborado o Planejamento Estratégico do PPGPP. As metas definidas são específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazos definidos, e visam guiar o desenvolvimento do programa nas áreas de produção acadêmica, captação de recursos, qualidade da formação e impacto social. O Planejamento Estratégico é um instrumento dinâmico, que será ajustado periodicamente com base na avaliação contínua, permitindo que o PPGPP se mantenha alinhado às necessidades da comunidade acadêmica e aos desafios emergentes.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), que é responsável pela avaliação institucional, também desempenha um papel crucial na autoavaliação, apoiando o processo e garantindo a conformidade com as diretrizes institucionais. A CPA assegura que o processo de autoavaliação esteja alinhado com as políticas e metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade.

O Plano de Autoavaliação do PPGPP está disponível publicamente e pode ser acessado Plano de autoavaliação  e o  GT de autoavaliação da CAPES

COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO e PLANEJAMENTO ENTRATÉGICO
Prof.ª Dra. Tatiana Ribeiro de Campos Mello (Coordenadora)
Prof.ª Dra. Maria Santina de Castro Morini (Docente)
Prof.ª Dra. Marília Cristina Duarte (Docente)
Prof. Dr. Rafael Barros Bernardes da Silveira (Docente)
Prof.ª Dra. Silvia Cristina Martini (Docente)
Cássia Pires de Moraes Lopes Silvia (Discente)
Cintia Bento Eleoterio (Representante Técnico-Administrativo)

A autoavaliação do PPGPP é um processo fundamental para o aprimoramento contínuo do programa, conduzido pela Comissão Interna de Autoavaliação (CIA). A avaliação é realizada com base na metodologia SWOT, que analisa os pontos fortes (forças), pontos fracos (fraquezas), oportunidades e ameaças do programa. O foco está em três dimensões principais: Programa, Formação e Impacto na Sociedade. Esse processo de autoavaliação é realizado de forma participativa, com a contribuição de diversos membros da comunidade acadêmica, incluindo docentes, discentes e técnicos administrativos, o que assegura uma análise abrangente e representativa. 

 Com base nos resultados dessa autoavaliação, é elaborado o Planejamento Estratégico do PPGPP, que segue o modelo SMART. As metas definidas são específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazos definidos, e visam guiar o desenvolvimento do programa nas áreas de produção acadêmica, captação de recursos, qualidade da formação e impacto social. O Planejamento Estratégico é um instrumento dinâmico, que será ajustado periodicamente com base na avaliação contínua, permitindo que o PPGPP se mantenha alinhado às necessidades da comunidade acadêmica e aos desafios emergentes. 

 A Comissão Própria de Avaliação (CPA), que é responsável pela avaliação institucional, também desempenha um papel crucial na autoavaliação, apoiando o processo e garantindo a conformidade com as diretrizes institucionais. A CPA assegura que o processo de autoavaliação esteja alinhado com as políticas e metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade. 

 Além disso, a autoavaliação do PPGPP está diretamente relacionada à avaliação quadrienal da CAPES, que é realizada para avaliar o desempenho do programa em diversas áreas, como a produção acadêmica, a formação dos alunos, a inserção do programa no contexto nacional e internacional, e o impacto na sociedade. A avaliação da CAPES é um momento crucial para o PPGPP, pois seus resultados orientam ações corretivas e o planejamento estratégico, garantindo a melhoria contínua do programa e seu alinhamento com as exigências acadêmicas e sociais. 

 O Plano de Autoavaliação do PPGPP está disponível publicamente e pode ser acessado aqui. 

 COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO 

  • Prof. Dr. Fabiano B. Menegidio (Coordenador) 
  • Profa. Dra. Marcia Bissaco (Docente) 
  • Prof. Dr. Robson Rodrigues (Docente) 
  • Prof. Dr. Terigi Augusto Scardovelli (Docente) 
  • Prof. Dr. Hélio Martucci Neto (Coordenador Pedagógico – Graduação) 
  • Profa. Dra. Tatiana Ribeiro de Campos Melo (Coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação) 
  • Mariana Alves Sousa (Técnico Administrativo) 
  • Matheus Leonardo Alves de Camargo (Discente) 
  • Juliana Nobre da Silva (Discente) 

 COMISSÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 

  • Prof. Dr. Fabiano B. Menegidio (Coordenador) 
  • Profa. Dra. Marcia Bissaco (Docente) 
  • Prof. Dr. Robson Rodrigues (Docente) 
  • Prof. Dr. Terigi Augusto Scardovelli (Docente) 
  • Prof. Dr. Hélio Martucci Neto (Coordenador Pedagógico – Graduação) 
  • Profa. Dra. Tatiana Ribeiro de Campos Melo (Coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação) 
  • Mariana Alves Sousa (Técnico Administrativo) 
  • Matheus Leonardo Alves de Camargo (Discente) 
  • Juliana Nobre da Silva (Discente)