UMC Notícias

UMC investe em tecnologia de ponta para aulas práticas de Medicina

A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) adquiriu novos equipamentos com tecnologia de ponta para treinamentos super-realistas com as turmas de Medicina. Trata-se de manequins simuladores que são usados em aulas práticas de Primeiros Socorros, um modelo avançado de corpo inteiro que tem diversos sintomas semelhantes ao de um ser humano, inclusive, eles tossem, falam, ficam arroxeados e ainda é possível sentir a pulsação e a respiração. Os novos recursos já estão disponíveis para uso dos universitários no campus sede da Instituição Acadêmica.

A tecnologia de última geração vai agregar ainda mais para a excelência do curso de Medicina da UMC que, neste ano, foi premiado com o selo de qualidade do Guia da Faculdade do Estadão/Quero Educação. A Instituição Acadêmica foi classificada com cinco estrelas, conceito máximo, o que a colocou no topo do ranking da melhor faculdade particular de Medicina do Brasil, dividindo o pódio do primeiro lugar apenas com mais cinco universidades públicas em todo o país, sendo quatro do estado de São Paulo.

Os estudantes da Universidade de Mogi das Cruzes poderão simular os primeiros socorros em um adulto e em recém-nascido, segundo adiantou o professor e coordenador da disciplina de Primeiros Socorros da UMC, Anatole Martins. “Estes novos simuladores permitem criar cenários realísticos. Além de permitirem todos os procedimentos relacionados as intervenções de emergência, tais como intubação, RCP (Reanimação Cardiopulmonar), acesso venoso, também nos permitem ter, no ato, um feedback para saber se as manobras estão sendo executadas de forma correta, pois os simuladores respiram, tem batimentos cardíacos, pulso e até parâmetros de saturação e monitorização cardíaca e pressórica”, explicou o professor.

Este é mais um avanço na Medicina da UMC. Os universitários poderão usar todos os recursos que os simuladores oferecem, podendo praticar a intubação, acesso a veias, ventilação manual e mecânica, desfibrilação, e a identificação da enfermidade, levando em consideração que os manequins também falam e ficam arroxeados conforme os sintomas apresentados. “Para se ter uma ideia, o recém-nascido chora, tosse, engasga, fica cianótico e tudo mais. É possível sentir o coração batendo e o tórax respirando de verdade, até as costelas se movimentam, são fantásticos. Ele fica roxo e, conforme intubamos e oferecemos oxigênio, ele vai melhorando”, revelou o professor Anatole.

O coordenador da disciplina de Primeiros Socorros da turma de Medicina ainda lembrou o quanto essa tecnologia vai agregar para a qualidade do aprendizado dos futuros médicos, já que será possível prepará-los em cenários realísticos com os mais avançados protocolos do atendimento cardiovascular de emergência, pois os simuladores substituem de forma efetiva as vítimas com desconforto respiratório, arritmias cardíacas e parada cardiorrespiratória. “Dessa forma, podemos capacitar nossos alunos a atuarem em qualquer situação vivenciada nas salas de emergência”, enfatizou.

Os equipamentos já estão disponíveis para as turmas do 4º semestre ao último ano do curso de Medicina. No entanto, professores de outras disciplinas também poderão criar aulas práticas e simulações de casos clínicos em várias situações, não somente em condições de parada cardiorrespiratória.

O professor Anatole ainda destacou que os manequins simuladores da UMC possuem tecnologia de ponta. “Os nossos são os mesmos utilizados nos cursos para médicos em treinamento dos cursos de ACLS (Suporte Cardiovascular Avançado) e PALS (Suporte Avançado de Vida em Pediatria)”, revelou.

Os novos recursos foram adquiridos em 2019, mas chegaram neste mês ao campus e já estão disponíveis para o uso das turmas da Saúde. “Com estas novas aquisições, a UMC passou a oferecer oportunidade única para alunos e professores criarem situações reais de atendimentos de emergência que, antes, só eram possíveis em ambiente hospitalar, em eventuais pacientes críticos. Aqui, conseguimos gerar qualquer situação crítica com os simuladores, preparando nossos médicos para seguirem aptos no atendimento de situações reais e salvando vidas”, finalizou o professor.

Vestibular

As inscrições para o Vestibular de Medicina já estão abertas para as turmas de 2021. O prazo para se inscrever será encerrado dia 1º de dezembro e a prova já está marcada para ocorrer no dia 5 do mesmo mês.

Interessados em participar do processo seletivo podem acessar abre.ai/vestibular-medicina-umc.

Compartilhe: