UMC Notícias

TCC de aluna da Nutrição é apresentado no XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão

A aluna Daniele Queluz Siqueira e a professora Ana Luíse Duenhas Berger, ambas do curso de graduação em Nutrição da Universidade de Mogi das Cruzes, participaram do XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, realizado na cidade de São Paulo no início de agosto.

A professora Ana ministrou a palestra “Como melhor a adesão ao tratamento – Abordagem da Nutrição” na sessão para profissionais de saúde da Atenção Básica. Na ocasião ela abordou o “Guia Alimentar para a População Brasileira” como uma ferramenta chave para a educação alimentar e nutricional.

Neste mesmo dia, a aluna Daniele apresentou uma prévia de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Perfil nutricional e análise do consumo de sódio de mulheres atendidas em ambulatório de hipertensão” na categoria Tema Livre – Nutrição.

TCC

O projeto de conclusão de curso de Daniele avaliou mulheres em dois grupos conforme a presença ou ausência prévia de distúrbios hipertensivos específicos da gestação (DHEG). Os grupos foram comparados de acordo com os resultados obtidos por avaliação antropométrica, mensuração do consumo de sódio e aferição da pressão arterial.

Como resultados, foi constatado que as pacientes de ambos os grupos apresentavam excesso de peso, consumo de sódio muito superior ao preconizado pela Organização Mundial de Saúde (de até 2 gramas de sódio/dia) e valores elevados de pressão arterial.

Em análise estatística, observou que as mulheres com DHEG prévio eram mais jovens (50 vs 65 anos) e apresentavam maior prevalência de Acidente Vascular Cerebral (29% vs 0% casos) quando comparadas aos sem DHEG. Assim, concluiu-se que ações em âmbito nutricional podem prevenir e minimizar riscos associados à HAS em mulheres, especialmente naquelas que apresentaram DHEG.

Inclusive, vale ressaltar que o resumo do TCC da Daniele será publicado na próxima edição do Jornal of Clinical Hypertension. O periódico é mensal, com fator de impacto de 3,402 – voltado para cardiologistas e demais profissionais da área da saúde, especialistas em hipertensão.

O aceite para a publicação dos dados prévios do TCC em questão reforça a importância do tema e qualidade dos dados abordados no projeto de pesquisa em nível internacional, aumentando a perspectiva de mais uma outra publicação futura com os resultados completos do TCC.

De acordo com a professora Ana, “uma publicação nesse jornal permite uma ampla divulgação do trabalho da Daniele em nível mundial, visto que o Journal of Clinical Hypertension é indexado no MEDLINE/PubMed (NLM), uma das maiores ferramentas de buscas de artigos na temática da Saúde e Medicina”.

Orientadora

Ana Luíse é doutoranda do programa de Cardiologia do Instituto do Coração, participando deste congresso desde 2014. Ainda em seu primeiro ano como docente na UMC, incentivou seus alunos a participarem desse renomado congresso e, devido ao excelente trabalho desempenhado pela aluna Daniele, o mesmo foi selecionado para apresentação na edição 2019.

Compartilhe: