UMC Notícias

Alunos de Farmácia da UMC participam de Congresso Internacional

Os alunos de Farmácia da UMC, Gabrielle Gimenes e Matheus Lopes, em parceria com os estudantes da USP, Vinicius Lima e Anaís Marques estiveram no mês de julho, na cidade de San José, na Costa Rica. O objetivo era representar a FEBRAF (Federação Brasileira de Acadêmicos de Farmácia) no XIII Pan American regional Symposium (PARS).

O PARS é um congresso anual organizado pela International Pharmaceutical Students Federation (IPSF) para estudantes e recém-formados do Curso de Farmácia, e abrange todo o continente americano oferecendo palestras, simulações de consultas farmacêuticas, workshops, apresentação de pôsteres e proporcionando a experiência de conhecer novas pessoas (networking), culturas e lugares.

O objetivo de unir a FEBRAF com a IPSF foi de promover a melhoria da saúde pública por meio da educação, já que a IPSF representa 350.000 estudantes em mais de 80 países em todo o mundo (Canadá, Estados Unidos, Argentina, Peru, Costa Rica, Colombia, El Salvador, Haiti, Chile, Belize, México, Panamá, Bolívia, entre outros situados no continente americano).

A participação no PARS proporcionou aos estudantes alguns certificados, tais como: de participação no CLINICAL SKILLS COMPETITON e o PATIENT COUNSELING que garantiu ao estudante Matheus o segundo lugar na competição após a análise de conduta farmacológica semelhante ao SPFARMA.

Matheus destaca a importância da participação da equipe no evento: “Fomos ao congresso na Costa Rica para representar nossa associação e o Brasil, e graças a nossa participação, na última sexta-feira, durante o congresso Mundial da IPSF, tivemos oficialmente a nossa ingressão à IPSF aprovada, e agora somos membros oficiais”, destacou Lopes.

FEBRAF

A FEBRAF foi fundada em 19 de fevereiro de 2019, e é uma associação sem fins econômicos e tem como objetivo complementar a formação profissional dos estudantes, dando oportunidades para que possam exercer e desenvolver seus valores civis, éticos, realizar atividades sociais e capacitar para o mercado de trabalho sempre visando a valorização da profissão farmacêutica.

O objetivo é incentivar a pesquisa científica, direcionar à população diversas ações de cunho sanitário e educacional, proporcionar uma ampla integração, união, e companheirismo recíprocos entre os estudantes, associados e professores nas universidades e no mercado profissional.

E igualmente impulsionar e oferecer a oportunidade de intercâmbio acadêmico tanto dentro do Brasil (intercâmbios interestaduais) como para fora do país (intercâmbios internacionais), aos alunos, com programas não só de estudo, mas também de estágio e residência, juntamente com organizações nacionais e estrangeiras ligadas à profissão farmacêutica.

A FEBRAF começou a ser gerada por alunos da UMC, que apresentaram todo o conjunto da ideia aos alunos da USP (Anaís e Vinícius) e que atualmente compõem juntos parte da diretoria da Federação. São aceitos como associados na FEBRAF estudantes que frequentam algum curso de nível superior em Farmácia e suas variações; recém-formados e profissionais com até no máximo 4 anos de formados.

Compartilhe: