UMC Notícias

Prof. e Pesquisador UMC explica surgimento de espécie conhecida como bagre gigante no Rio Tietê

Uma espécie exótica de peixe tem sido encontrada com frequência na região da Ilha Marabá em Mogi das Cruzes e ao longo do Rio Tietê até a cidade de São Paulo.

Alexandre Hilsdorf, Coordenador do Laboratório de Genética de Organismos Aquáticos e Aquicultura do Núcleo Integrado de Biotecnologia (LAGOAA) da UMC, explica que este tipo de peixe chegou no Brasil na década de 1980 para seu uso na criação de peixes. “Esta é uma espécie muito boa para piscicultura, pois suporta águas com baixa concentração de oxigênio e tem crescimento rápido.” O bagre africano, de nome científico é Clarias gariepinus é uma espécie exótica, de origem africana não existente naturalmente em águas de rios brasileiros.

O professor Alexandre que tem trabalhado em projetos de conservação de peixes nativos das cabeceiras do alto Tietê alerta que a presença do bagre africano é uma séria ameaça para a sobrevivência de outras espécies de peixes nativas   do Rio Tietê, pois sua resistência, fácil reprodução e sua alimentação baseada em outros peixes têm feito com que essa espécie se dissemine com rapidez em todo trecho do Tietê, conclui.

Clique aqui para saber mais.

Compartilhe: