UMC Notícias

Estudantes de Arquitetura apresentam duas propostas de intervenção urbana para Mogi das Cruzes

Alunos e professores do curso de Arquitetura da Universidade de Mogi das Cruzes estiveram no auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes na manhã desta terça-feira (27) para a apresentação de duas propostas de intervenção urbana: uma entre os Parques Centenário e Leon Feffer e outra para o distrito de Sabaúna, que integram o projeto Pensar a Cidade, desenvolvido pela prefeitura. O trabalho faz parte de um processo de aproximação entre o poder público e as universidades locais, a fim de que alunos de vários cursos estudem temas e projetos ligados ao desenvolvimento da cidade.
A coordenadora do curso de Arquitetura da UMC, Cristina Ragaini, salientou a qualidade das propostas apresentadas pelos alunos, que elaboraram soluções que levaram em conta questões como mobilidade urbana, turismo, preservação da biodiversidade, projetos de educação ambiental e revitalização de áreas históricas. “Em nome da UMC, agradeço à Prefeitura a oportunidade dos nossos alunos participarem de uma ação tão importante como esta”, disse a coordenadora.
“Estes dois projetos darão visibilidade aos alunos que um dia, no futuro, com as propostas concretizadas, poderão dizer, com orgulho, que participaram da revitalização de duas importantes regiões da cidade. Que eles continuem ousados, pois já estão preparados para enfrentar o mercado de trabalho”, disse Hélio Martucci Neto, assessor pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação da UMC – Campus -Sede.
O prefeito Marcus Melo abriu a apresentação e agradeceu a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Cristina Ragaini, e os alunos pelo trabalho realizado: “A integração entre a Administração Municipal e as universidades é fundamental, pois vocês são jovens, criativos e muitas vezes estudam temas que dizem respeito ao cotidiano da cidade. Temos interesse em conhecer essas ideias e estreitar os laços com ensino superior, afinal o município cresce a cada dia e propostas inovadoras são sempre bem-vindas”, disse Melo, ao lado do vice-prefeito Juliano Abe. O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, e o diretor da Secretaria do Meio Ambiente, André Miragaia, também participaram da apresentação.
“Temos de sonhar alto para propormos ações que melhorem a paisagem urbana de Mogi das Cruzes. E foi isso que os alunos de Arquitetura da UMC fizeram. Todos estão de parabéns pelo alto nível dos projetos apresentados. Agora vamos trabalhar para a captação de recursos financeiros para, quem sabe, conseguimos tornar as propostas realidade”, acrescentou Claudio de Faria Rodrigues, secretário municipal de Planejamento e Urbanismo.
Os bâneres, com os detalhes dos projetos, serão expostos em diversos locais públicos da cidade.

Compartilhe: