UMC Notícias

Mimese, Cineclube dos Cursos de Comunicação, está de volta com “Argo”

O Mimese, Cineclube dos Cursos de Comunicação Social da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) retoma as atividades em 2018 com “Argo”, do ator, produtor e diretor Ben Affleck. A sessão ocorre na próxima terça-feira (27) às 14 horas, no Auditório do Centro Cultural, com entrada gratuita e aberta à comunidade, pela Portaria 1.
A exibição terá como convidado especial Franthiesco Ballerini, professor da UMC e autor de “Poder Suave” (Soft Power), livro lançado pela Summus Editorial no ano passado, que destrincha como o conceito de poder suave, usado pela primeira vez pelo cientista político Joseph Nye no fim da década de 1980, está ligado às atividades e aos produtos culturais de diversas nações.
“Argo” é protagonizado por Ben Affleck, que vive Tony Mendez, um oficial da CIA com uma ideia peculiar para solucionar uma crise com reféns da embaixada dos EUA na cidade de Teerã, capital do Irã: simular a produção de um filme de ficção científica para retirar os seis diplomatas do governo estadunidense do país. O filme ganhou três Oscar em 2013, inclusive na categoria Melhor Filme, e também conta com Bryan Cranston (protagonista da multipremiada série da AMC “Breaking Bad”) e John Goodman (o inesquecível veterano do Vietnã em “O Grande Lebowski”).
É com o exemplo de “Argo” que Franthiesco Ballerini, jornalista e mestre em Comunicação Social, abre um dos capítulos de “Poder Suave” (Soft Power). O conceito acompanha a humanidade há milênios e se fez sentir, sobretudo, na cultura. O exemplo mais clássico é Hollywood, que com seus filmes e produtos derivados, reproduz um estilo de vida que serve muito bem aos interesses americanos no campo da política e da economia. Porém, diversos outros tipos de poder suave têm mostrado sua força ao longo dos séculos, deixando claro que ideias podem, por vezes, ser mais persuasivas que canhões.
Convidado
Após a sessão de “Argo”, o público poderá conhecer mais sobre o conceito de poder suave com Franthiesco, que conversará com o professor Guillermo Gumucio e o público, e também autografará cópias do livro, com exemplares para venda exclusiva no evento com 40% de desconto. O convidado foi repórter, crítico e colaborador de diversas revistas, como Bravo! e Cult, além de colunista cultural da Rádio Eldorado e da TV Gazeta. É autor dos livros Diário de Bollywood, Cinema Brasileiro no Século 21 e Jornalismo Cultural no Século 21, todos publicados pela Summus. Ex-coordenador geral da Academia Internacional de Cinema, é professor na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), na UMC e nas Faculdades Integradas Rio Branco. Colunista do site Observatório da Imprensa, foi produtor geral do curta “Legacy”, feito para a Giorgio Armani, roteirista do documentário “Bollyworld” e diretor e roteirista de “Nome”, que participou de seis festivais nacionais e internacionais.

Serviço
Mimese – Cineclube da UMC
“Argo” (dir. Ben Affleck, 2012, aprox. 120 min.)
Dia 27 de março, às 14 horas
Em seguida, Encontro com Franthiesco Ballerini
Local: Auditório do Centro Cultural da UMC (av. Dr. Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200)
Entrada gratuita

Compartilhe: