UMC Notícias

Cineclube da UMC resgata os 67 anos de história da TV no Brasil

O projeto Mimese, Cineclube dos Cursos de Comunicação Social da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), exibe “O Quarto Poder”, do cineasta grego Costa-Gravas (“Z”, premiado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Montagem em 1970; “A Confissão”, “Amém”, entre outros). A sessão ocorre nesta sexta-feira, 15 de setembro, às 14 horas, no Teatro Manoel Bezerra de Melo, com entrada pela Portaria 1.
Em “O Quarto Poder”, o guarda de segurança Sam (John Travolta) perdeu seu emprego em um museu. Desesperado, ele retorna e exige que a sua patroa, a senhora Banks (Blythe Danner) o contrate novamente. Entretanto, ele vem armado e seu plano dá muito errado, com sérias consequências. O repórter televisivo Max Brackett (Dustin Hoffman) está em cena registrando tudo, pensando que essa grande história pode ser o seu retorno para a fama nos noticiários.
Logo após a projeção do filme, o público poderá participar do bate-papo com Hércules Moreira, jornalista, pesquisador de TV e professor dos cursos de Comunicação Social da UMC. Hércules desenvolve pesquisa sobre critérios de noticiabilidade, comportamento e audiência na programação regional e de massa e discutirá os temas do filme com a lembrança da história da TV no Brasil, que completa 67 anos de existência neste mês de setembro.
O cinema de Costa-Gravas, sempre muito político e ideológico, é um prato cheio para refletir sobre a configuração dos meios de comunicação aqui e no mundo. O próximo encontro com Hércules Moreira no Cineclube já tem data marcada e será no dia 22 de setembro, sexta-feira, após a projeção de “Quiz Show: A Verdade dos Bastidores”, dirigido por Robert Redford.
As sessões do cineclube Mimese são sempre gratuitas e abertas à comunidade, basta apresentar documento com foto na Portaria 1 da UMC para aproveitar a atividade e discussão.

Serviço
Mimese, Cineclube da UMC
“O Quarto Poder”

Direção Costa-Gravas, 1997, aprox. 120 min.
Dia 15 de setembro (sexta-feira)
Horário: 14 horas
Debate
“67 anos de televisão no Brasil”, com Prof. Me. Hércules Moreira

Horário: 16 horas
Local: Teatro Manoel Bezerra de Melo, o Bezerrão
Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200
Tel: (11) 4798-7000
Entrada gratuita

Compartilhe: