UMC Notícias

Biomedicina do Campus Villa-Lobos Lapa cria Liga de Parasitologia

Tendo como objetivo formar um grupo multiprofissional e permanente de discussões sobre assuntos relacionados à parasitologia, contando com convidados renomados, o Curso de Biomedicina do Campus Villa-Lobos/Lapa disponibilizou neste semestre aos alunos do Núcleo da Saúde a oportunidade de participarem de uma Liga de Parasitologia.
A ação visa desenvolver projetos de estudo em comunidades como orientação, diagnóstico e tratamento das principais parasitoses que acometem o indivíduo. Como primeira ação, em parceria com a Ceagesp, a Liga fará um estudo epidemiológico das principais parasitoses que acometem os indivíduos que trabalham diretamente com os alimentos. Desse estudo serão definidos: diagnóstico, indicação de tratamento e dispensação dos medicamentos, bem como campanhas de orientação quanto às formas de contágio e os sintomas.
O projeto também irá contemplar a comparação de algumas técnicas de análise para fornecer dados à comunidade científica quanto à sensibilidade e especificidade dos testes utilizados. “Esse é o primeiro projeto de muitos outros que pretendemos implantar. Também faz parte de nosso plano atuar com os ambulantes de alimentos, creches, escolas e parques, envolvendo alunos dos cursos de Biomedicina, Biologia, Farmácia e Enfermagem. O engajamento dos alunos foi excelente, com mais de 40 inscritos para este primeiro encontro”, resumiu a Coordenadora dos Cursos de Farmácia e Biomedicina do Campus Villa-Lobos/Lapa, professora doutora Débora De Marco.
 

Compartilhe: