UMC Notícias

Cineclube da UMC exibe “Boleiros: Era uma Vez o Futebol”

Uma mesa de bar, copos, petiscos, muitos anos de experiência e futebol. É essa combinação típica de vários lugares Brasil afora que o paulistano Ugo Giorgetti retratou em “Boleiros: Era Uma Vez o Futebol”, longa-metragem lançado às vésperas da Copa do Mundo da França, em 1998, e uma das atrações do Cineclube Mimese dos cursos de Comunicação Social da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) organizado pelo professor Guillermo Gumucio.
Aproveitando a proximidade com mais um mundial de futebol, desta vez na Rússia, a temática dos dois filmes de junho será justamente o popular esporte de chuteiras. A sessão gratuita ocorre no dia 6 de junho, quarta-feira, às 14 horas, no Auditório do Centro Cultural, com entrada pela Portaria 1, seguida de um bate-papo mediado pelo jornalista João Renato Amorim com um convidado especial: o ex-jogador de futebol Valdir Bueno, mais conhecido como “Tesoura”.
Diretor de outros filmes com o mesmo tom como “Festa” (1988) e “Sábado” (1994), Giorgetti mostra o lado humano de alguém que devotou a vida dando a alegria a outras pessoas: o ex- jogador de futebol, que, no ocaso de sua carreira, acaba relegado ao puro ostracismo, relembrando sempre os tempos de glória quando boleiro.
O filme é composto de seis histórias que traduzem bem os bastidores desse universo, encantador para uns, pernicioso para outros. Há o juiz que, para pagar dívidas de jogo, faz de tudo para favorecer certo time; do menino que é um primor com a bola nos pés, mas vive nas condições sociais mais adversas; de um ex-craque, marrento e temperamental, que mesmo na mais absoluta miséria, faz de tudo para esconder sua real e atual situação; dos que apelam a forças “sobrenaturais” para recuperar sua forma, enfim, quem assistiu ou ainda não teve esse prazer, certamente gostará dessa reunião de amigos unidos pelo universo da bola.

A exibição do filme nesta quarta-feira também contará com a presença de Valdir Bueno, ex-jogador do União Futebol Clube, principal clube da cidade, entre os anos de 1970 e 1980, e atualmente instrutor de alunos do CPA (Centro de Preparação de Atletas) “Meninos da Bola”, no distrito de César de Souza, em Mogi. Além de ter experiência no futebol amador da cidade, o “Tesoura” compartilhará com o público algumas das histórias do tempo de boleiro, assim como aquelas retratadas no longa-metragem de Giorgetti.

Próximo filme
Já no dia 15 de junho, sexta-feira, às 14h, será a vez de os frequentadores do Cineclube assistirem a “À Procura de Eric”, comédia dramática do veterano diretor britânico Ken Loach que traz uma grande estrela do futebol mundial, o polêmico Eric Cantona, em uma performance inesquecível. Após a sessão, o jornalista Gustavo Silva conversa com o ex-atleta Celso Leme, que já teve passagens pelo União Mogi e Portuguesa de Desportos e trabalha com projetos sociais voltados para o esporte em Suzano.

Serviço
Mimese – Cineclube da UMC

6 de junho, quarta-feira
14h – Boleiros: Era Uma Vez o Futebol (dir. Ugo Giorgetti, 1998, 90 min.)
15h30 – Encontro com Valdir Bueno “Tesoura”, instrutor do Centro de Preparação de Atletas Meninos da Bola, ex-jogador (União F.C.)
Mediação: João Renato Amorim, jornalista, autor de História do Futebol em Mogi das Cruzes
Local: Auditório do Centro Cultural da Universidade de Mogi das Cruzes
Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200, Portaria 1
Tel: (11) 4798-7000 – Entrada gratuita

Compartilhe: