UMC Notícias

Pesquisadores da UMC participam da programação Junho Verde

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta terça-feira (5/6), a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e outras Secretarias, dá início nesta terça à agenda do Junho Verde. Será um mês inteiro de programação especial, com ações educativas, de debates e palestras e também medidas práticas, como plantio de mudas. No primeiro dia do evento, pesquisadores da UMC participarão de um ciclo de palestras e debates no auditório da Prefeitura, a partir das 9h30, logo após a abertura que será feita por autoridades e apresentação do Quarteto de Cordas, que pertence ao projeto Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes.
O foco das discussões será a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Itapeti e contarão com a presença dos pesquisadores da UMC, professor Ricardo Sartorello e a bióloga e mestre em Políticas Públicas, Jessica Paloma Ferreira, além da também bióloga e mestre em Políticas Públicas pela UMC, Camila Oliveira Silva, do secretário municipal de Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira Lima e, representando o Instituto Auá – Projeto Pomares da Mata Atlância, Hamilton Trajano.
Serão apresentadas algumas pesquisas científicas desenvolvidas na UMC, como os dados da vegetação remanescente, as informações obtidas nas comunidades que vivem no entorno das unidades de conservação da Serra do Itapeti, na chamada zona de amortecimento, além de propostas e desafios para o Plano Municipal da Mata Atlântica de Mogi das Cruzes.
A UMC também marcará presença em outro evento do Junho Verde: no dia 30 (sábado), às 9 horas, será realizado o lançamento do livro: “Caminhos do Itapeti – Zona de Amortecimento do Parque”, uma parceria da UMC, FAEP, SOS Mata Atlântica, Prefeitura de Mogi das Cruzes, Instituto Suinã. Será no Parque Natural Municipal Chiquinho Veríssimo e contará com a presença dos moradores da Serra do Itapeti. O conteúdo do livro é resultado de uma pesquisa científica orientada pela professora Maria Santina Morini e traz um levantamento das condições socioambientais das comunidades que vivem no entorno da unidade de conservação municipal Parque Francisco Affonso de Mello.
A programação do Junho Verde prossegue até o dia 1º de julho. Para acessar a agenda do evento, clique no link http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/public/site/doc/201806041348485b156d70489f2.pdf.

Compartilhe: