UMC Notícias

Balanço da enfermagem: parcerias, atendimentos e implantações marcam conquistas

O curso de Enfermagem da Universidade Mogi das Cruzes – Campus Villa Lobos / Lapa – SP obteve bons resultados no segundo semestre de 2018 e firmou novas parcerias, melhorias, implementações, atendimentos a comunidade e realizações de diversas ações. Uma das parcerias de maior destaque foi realizada entre o Campus e o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo por meio do programa Ingressa Coren que realiza palestras para estudantes de Enfermagem.

A atividade visa levar de maneira dinâmica e interativa os alunos a resolução de problemas comuns no dia a dia do profissional. No programa são divulgadas a história do Sistema Cofen / Corens, sua finalidade, as atividades desenvolvidas pela Autarquia e conselheiros, a estrutura física, a de recursos humanos e logísticos, entre outros temas.

Sistema OSCE

Trata-se do emprego de metodologia de ponta para avaliação do aluno em condutas aplicadas por profissionais da saúde. O OSCE (Objective Structured Clinical Examination), tradicional na área da medicina, refere-se à padronização de tarefas e de avaliação baseada principalmente no formato de check-list. A implantação tem por objetivo avaliar em diferentes contextos o desempenho clínico do aluno através da realização da coleta de histórico e exame físico, orientação quanto ao diagnóstico, realização de procedimentos, orientação quanto a riscos, atendimentos de urgências e emergências, entre outros. Igualmente, ele ainda avalia componentes cognitivos, psicomotores e competências interpessoais. Posteriormente todos os resultados serão discutidos entre alunos e professores através de um feedback.

Atendimentos

Ao longo do segundo semestre de 2018, supervisionados pela equipe docente da graduação, cerca de mil atendimentos foram prestados gratuitamente a comunidade local por diversas ações realizadas pelos alunos de Enfermagem do Campus Villa Lobos / Lapa – SP.

Em agosto os estudantes realizaram 85 atendimentos de práticas assistenciais a comunidade do entorno com avaliação dos usuários. Já a campanha de saúde voltada aos idosos foi realizada no mês de setembro. Na oportunidade 395 acolhimentos foram feitos. Todos os casos de pacientes que apresentaram alterações em seu quadro de saúde foram encaminhados para o Centro de Especialidades da Prefeitura de Osasco.

No “outubro rosa” foram feitas 250 abordagens, 95 vacinações contra a gripe, 86 consultas de enfermagem e 21 coletas de Papanicolau. Ainda em outubro foi realizada uma ação voltada a saúde mental. Ao todo 36 atendimentos com aplicação da “escala da ansiedade e depressão” e 74 consultas de enfermagem foram feitos.

Já em novembro a campanha foi em prol da saúde do trabalho. Na ocasião foram realizados 80 atendimentos de acolhimento e consulta de enfermagem além de atividades de promoção à saúde do trabalhador. Também foram realizadas campanhas de conscientização quanto a saúde masculina.

Ao todo, a campanha do “novembro azul” conscientizou sobre o câncer de próstata e realizou cerca de 250 atendimentos com aferição de pressão arterial, glicemia capilar e orientações sobre IST´s, além de 87 vacinas contra a gripe. A ação também distribuiu e orientou quanto ao uso consciente do preservativo masculino.

Compartilhe: