UMC Notícias

Alunos de Odontologia da UMC retomam atendimento à população

Os atendimentos na Clínica de Odontologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) voltam a ser realizados seguindo todos protocolos de segurança contra a Covid-19

Alunos do último ano do curso de Odontologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) retomaram os atendimentos clínicos presenciais. As consultas precisam ser agendadas, exclusivamente por telefone e são realizadas em alguns dias na semana, de acordo com as necessidades de cada paciente. As vagas são para crianças, adultos e idosos e, vão surgindo de acordo com a conclusão dos atendimentos.

A coordenadora do curso, Tatiana Mello, reforça que a prioridade é atender aqueles pacientes que tiveram o tratamento suspenso no período mais restrito do Plano São Paulo. “Nesses casos, os alunos já estão fazendo contato e realizando o atendimento pelo telemonitoramento, que foi instituído pelo Conselho Federal de Odontologia. Dessa forma, fica garantido o acompanhamento à distância dos pacientes que já estão em tratamento. Além disso, é feita a teleorientação para saber o estado de saúde do paciente. Ele responde a um questionário e o aluno, sob supervisão do professor, avalia a necessidade e possibilidade do atendimento presencial, garantindo a proteção e a manutenção da saúde de todos. Há pacientes que precisam fazer canal, extração, restauração, tudo isso nós atendemos aqui. Também temos alunos focados na odontopediatria e aparelho móvel para crianças”, esclarece.

Quando os tratamentos são finalizados, abrem-se novas vagas, no entanto, a coordenadora explica que, por enquanto, não é possível determinar o número. “Por causa da pandemia, estamos atendendo com capacidade reduzida e cada caso termina de ser atendido em um tempo. Não surgem todas as vagas de uma vez, por isso, a gente pede para as pessoas irem ligando para que sejam incluídas em fila de espera para atendimento”, explica.

As consultas são supervisionadas pelos professores. “Além de ser uma ação social, o atendimento clínico é muito importante para que os alunos apliquem na prática o que aprendem na sala de aula”, finaliza.

Compartilhe: