UMC Notícias

Alunos da Área de Exatas desenvolvem projetos no primeiro período

Alunos do primeiro período dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica, Materiais, Química e Automação da Universidade de Mogi das Cruzes já estão aliando a teoria à prática.

Segundo o professor Robson Rodrigues da Silva, da Unidade Curricular de Área (UCA) denominada Modelos Matemáticos, os projetos estão sendo desenvolvidos com materiais que os alunos têm em casa, que são de baixo custo e recicláveis. “Eles estão desenvolvendo experimentos de medidas e cálculos, como por exemplo, um medidor de altura para objetos inacessíveis outro de planejamento e cálculo para a construção de um túnel”, ressalta o professor.

A professora Silvia Martini, que também faz parte da UCA de Modelos Matemáticos, afirma que os trabalhos trouxeram ótimos resultados. “Essas atividades têm motivado os alunos durante a pandemia, porque têm estimulado principalmente o estudo de novos conceitos. Nós observamos isso com a participação de todos e com os bons resultados apresentados em aula”, salienta.

Ainda de acordo com os professores, é importantíssimo desenvolver estas aulas práticas, pois em cálculo, o aluno não consegue associar tão bem os conteúdos vistos com os temas estudados em outras áreas. A ideia do projeto é fazer com que o aluno seja o protagonista no processo de ensino aprendizagem.

Fotos:

Material desenvolvido para medir uma altura inacessível. Neste caso, eles mediram a altura uma árvore.

Planejamento, construção e cálculos para construção de um túnel atravessando uma montanha.

Compartilhe: