UMC Notícias

Professor de cardiologia da UMC alerta para os cuidados e prevenção da hipertensão

As doenças cardiovasculares já mataram mais de 140 mil pessoas este ano no país

O dia 17 de maio é marcado pelo Dia mundial da Hipertensão, uma doença grave e silenciosa, que mata muitos brasileiros anualmente. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, data da última publicação, os casos de hipertensão arterial cresceram no país desde 2013.

Mais de 38 milhões de brasileiros com 18 anos ou mais sofrem com essa doença, esse número equivale a 23,9% da população dessa faixa etária e é 2,5 pontos percentuais maior do que o registrado em 2013.

A hipertensão é uma das várias doenças computadas pelo cardiômetro (indicador do número de mortes por doenças cardiovasculares) da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que em 2021 registrou 146.496 mortes por doenças desse tipo.

Para o professor da UMC e cardiologista, Samuel Camargo, a prevenção é a melhor saída para não se adquirir pressão alta. “Evitar alimentos muito salgados, manter o peso ideal e praticar atividades físicas são as melhores maneiras para manter a saúde equilibrada”, ressalta.

Ainda de acordo com o médico, essa doença tem uma incidência muito grande na população e os números comprovam isso. “Ela aparece em 34% nos pacientes adultos, nos idosos a proporção é ainda maior”, finaliza Camargo.

Compartilhe: