UMC Notícias

Curso de Farmácia realiza Campanha Pelo Uso Racional de Medicamentos, no Parque da Cidade

Medicamento deve ser tomado com água ou leite? Pode ser com refrigerante? É verdade que é perigoso ingerir bebida alcoólica após tomar algum remédio? Por que o banheiro, a cozinha e o carro não são locais adequados para guardar medicamentos? É importante tomar o remédio nos horários prescritos pelo médico? Posso parar de ingerir antibiótico assim que os sintomas desaparecerem? Por que a automedicação é perigosa?
Para responder a essas e outras dúvidas, alunos e professores do curso de Farmácia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) realizarão a Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos, no dia 5 de maio (sábado – Dia Nacional do uso racional de medicamentos), das 8 às 12 horas, no Parque da Cidade, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia e com a Liga Acadêmica de Assistência Farmacêutica. A entrada é gratuita.
Na ocasião, serão desenvolvidas diversas atividades para adultos e crianças sobre a conscientização sobre o uso racional de medicamentos, assim como serão oferecidos serviços como aferição de pressão e glicemia. O evento contará, ainda, com jogos educativos, oficinas de pintura, apresentação de vídeos sobre o uso correto, assim como descarte adequado de remédios.
“Este evento é importante porque visa esclarecer dúvidas, já que muitas pessoas se automedicam e, em vez de melhorar um sintoma, acabam piorando e ficando doentes. Muitos casos de intoxicação são relacionados ao uso irracional de medicamentos”, ressaltou Guilherme Matsutani, coordenador do curso de Farmácia da UMC. Ele explica, ainda, que as ações relativas à orientação sobre descarte de medicamentos têm objetivo de proteger o ambiente que pode ser degradado pelos medicamentos descartados de forma indevida.

Compartilhe: