UMC Notícias

UMC recebe festeiros e capitães do mastro para abertura do subimpério

A comunidade acadêmica da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) se prepara para receber os festeiros, capitães do mastro e devotos do Divino Espírito Santo para a Entrada das Bandeiras e inauguração do Subimpério, nesta quarta-feira (dia 9), a partir das 18h30. As alamedas já estão enfeitadas e o coral, formado pelos alunos de diversos cursos, já ensaiou as tradicionais músicas.
A cerimônia da Entrada das Bandeiras terá início na Portaria 2 e seguirá para o saguão do Prédio 3, onde está montado o Subimpério, confeccionado pelo artista plástico Ítalo Lossano. Lá, o pró-reitor acadêmico, professor doutor Claudio Brito, dará as boas-vindas a todos e o padre Diogo Shishito, capelão da UMC, fará a celebração e a bênção das bandeiras. Os festeiros deste ano, Wilamis Roberto Chaudar Santana e Sandra Alves de Siqueira Chaudar Santana, os capitães de mastro, Mauro de Assis Margarido e Cícera Alecxandra de Oliveira Margarido e os devotos se juntarão aos professores, alunos, funcionários, diretores e gerentes da universidade numa demonstração de fé e tradição deste que é um dos maiores eventos religiosos do país.
Após a cerimônia, será servido o tradicional chocolate quente com pãozinho.
“A participação da UMC na Festa do Divino já se tornou tradição, pois há 55 anos a instituição faz questão de participar deste evento tão importante para Mogi das Cruzes. É o momento, também, de demonstrarmos a nossa fé e rogar bênçãos para todos que participam do dia a dia da universidade”, ressaltou a professora doutora Andrea Lícia de Almeida Oliveira, assessora pedagógica do Educação a Distância da UMC e organizadora das celebrações da Festa do Divino na universidade.

Na quermesse
Além da montagem do subimpério, a UMC participa de duas outras ações da Festa do Divino. Na quermesse, montada no CIP do Mogilar, a universidade terá um estande para receber os devotos. Haverá sorteio de prêmios e distribuição de brindes, como a fitinha e oração do Divino.
No dia 11 de maio (sexta-feira), como ocorre tradicionalmente, voluntários da UMC trabalharão na quermesse servindo o Afogado.
A festa terá início no dia 10 de maio, com a solenidade de levantamento do mastro, bênção das bandeiras e abertura do Império na praça Coronel Almeida e prossegue até o dia 20 de maio, com procissões, missas e novenas. O tema deste ano é: “Divino Espírito Santo iluminai a juventude e concedei-nos vossa paz”.

Compartilhe: