UMC Notícias

UMC recebe grandes nomes da psicologia para Jornada de Análise do Comportamento

Será neste sábado (21), das 7h30 às 13h30, no Teatro Manoel Bezerra de Melo, o Bezerrão (Campus Mogi das Cruzes), a quarta edição da Jornada de Análise do Comportamento do Alto Tietê, que receberá profissionais renomados da área da psicologia para palestras e bate-papos com o público. Felipe Epaminondas, João Cláudio Todorov e Martha Hübner participarão do evento que é aberto a estudantes e profissionais da área.
A convidada de honra da Jornada de Análise do Comportamento é a doutora Martha Hübner, presidente da Association for Behavior Analysus International, professora titular da Universidade de São Paulo e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comportamento, cognição e Ensino (INCT-ECCE). Sua palestra abordará “Reflexões Sobre a Análise do Comportamento no Mundo” e será apresentada às 12 horas, com duração de uma hora. Martha atua com os seguintes temas: comportamento verbal, aprendizagem, leitura, equivalência de estímulos, leitura recombinativa, autismo e terapia comportamental.
A abertura do evento, às 8h30, contará com a presença de Felipe Epaminondas, que falará sobre “Psicopatologias no Século 21”. Ele é analista do comportamento, mestre em psicologia e com especialização em Psicopatologia Clínica. É criador e mantém o blog “Psicológico”, onde escreve sobre psicologia geral com uma linguagem informal.
Às 9h30, João Cláudio Todorov , PhD, professor emérito e pesquisador associado da Universidade de Brasília, onde foi reitor e vice-reitor, palestrará sobre “Análise de Culturas pela Previsão e Controle de Relações Condicionais”. Seus interesses de pesquisa incluem controle temporal do comportamento, controle aversivo e escolhas, decisões e preferências, e práticas culturais. Nos últimos anos, contribui com a análise de Políticas Sociais, mais especificamente, nas áreas de transferência condicionada de renda, educação, medidas socioeducativas, meio ambiente, mobilidade urbana e direitos de crianças e adolescentes.
“Comportamento Simbólico e Cultura: Atitudes, Valores e Respostas Estéticas” é a palestra que Julio de Rose vai ministrar às 11 horas. Ele é doutor em Psicologia pela USP, professor titular da Universidade Federal e São Carlos e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino.
“A Jornada vai reunir profissionais renomados e para os nossos alunos, será uma experiência muito importante. Afinal, este contato proporciona ampliar o conhecimento de todos os participantes”, ressaltou Ana Cristina Teixeira Gomes Arzabe, coordenadora do curso de Psicologia da UMC.
A Jornada é uma realização da Liga Acadêmica de Análise do Comportamento.

Compartilhe: