UMC Notícias

Curso de Odontologia realiza Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal

Alunos e professores do curso de Odontologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) realizam nesta quarta-feira (25), das 13h30 às 15h30, a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal. Alunos e professores atenderão a população gratuitamente na tenda montada na Praça João Pessoa (Praça da Marisa).
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de prevenir a doença, a ação oferecerá aos participantes orientações sobre higiene bucal e autoexame, palestras com marionetes, exames, atividades no escovódromo e distribuição de brindes como escova e pasta de dente. A atividade integra a programação de mais uma edição do Congresso de Odontologia da UMC (COUMC) que foi aberto no dia 23 e prossegue até 27 de outubro, com palestras, cursos e outros eventos destinados aos alunos e profissionais da área.
“Durante a campanha, se forem encontrados casos suspeitos de câncer de boca, faremos o encaminhamento destes pacientes para o tratamento”, contou a professora doutora Tatiane Ribeiro de Campos Mello, coordenadora do curso de Odontologia da UMC.
O câncer de boca é uma doença grave que pode se desenvolver principalmente nas pessoas que usam cigarros ou bebidas alcóolicas, acima de 40 anos. É mais comum entre homens e tem cura se diagnosticado precocemente.
Levantamento feito pela Coordenadoria de Saúde Bucal da Prefeitura de Mogi das Cruzes revela que de 2013 até semana passada, foram 2.268 atendimentos a pacientes que apresentavam indícios de problemas mais graves na região da boca. Detectados inicialmente por dentistas, que realizam o atendimento primário junto aos postos de saúde, tais casos exigiram a realização de 444 biópsias, que confirmaram a ocorrência de 43 casos de câncer bucal e mais 84 lesões pré-malignas, que correm o risco de se transformarem num câncer e, por isso, exigem um acompanhamento mais direto, dependendo de seu nível da gravidade.

Prevenção
“Evitar o consumo de cigarro e álcool, fazer o autoexame de boca e usar protetor solar nos lábios e rosto para quem tem a pele muito clara são medidas que previnem a doença”, ressaltou Tatiana. Ela explica que o autoexame deve ser feito em frente ao espelho. É preciso remover as próteses da boca para em seguida, verificar se há feridas que não cicatrizam há três semanas ou manchas brancas ou vermelhas. É preciso olhar todas as partes da boca: lábios, bochechas, garganta e língua (embaixo e dos dois lados).

Compartilhe: