UMC Notícias

UMC participa do 1º Simpósio de Educação Inclusiva de Poá

Encontro virtual acontece entre os dias 14 e 18 de junho

A UMC participa do 1º Simpósio de Educação Inclusiva de Poá, “Saberes e Possibilidades em tempos de pandemia”. O encontro virtual, realizado em parceria com a prefeitura de Poá, acontece entre os dias 14 e 18 de junho, das 8h às 17h. São mais de 20 palestras.

A coordenadora do curso de pedagogia da UMC, professora Érica Venturini, faz parte da organização do simpósio e será uma das palestrantes. Ela irá discorrer sobre “Os olhares para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no Contexto Escolar. “Entender o funcionamento do cérebro e o porquê dos prejuízos relacionados à comunicação, à interação social e aos padrões restritos e repetitivos característicos presentes no Transtorno do Espectro do Autismo é um desafio para gestores e docentes da rede pública e privada, sobretudo no que diz respeito às necessidades de adaptação curricular, elaboração de Planos de Desenvolvimento Individualizado (PDI), diante do desenvolvimento das funções atencionais e executivas dos alunos, no contexto escolar”, adianta.

O evento também contará com a presença de profissionais da área da Saúde Mental Estadual e da Fundação Dorina Nowill, um museu brasileiro pioneiro a valorizar a cultura da deficiência visual como patrimônio histórico. “Também contaremos com relatos de professores da Rede Pública de Poá sobre suas experiências com o ensino remoto em tempos de pandemia”, conta Edilene Sanchez Baptista, Diretora do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (NAPES), da Secretaria da Educação de Poá.

Segundo Edilene, o objetivo do evento é disseminar o conhecimento sobre a importância da educação inclusiva para a escola. “Os temas são relevantes e trazem reflexões sobre a escola que queremos para o futuro. Também despertam para a importância da saúde mental do professor em tempos de pandemia”, finaliza.

As inscrições para receber certificação podem ser feitas pelo link http://bit.ly/simposioeducacaopoa.

O simpósio será transmitido pelo canal do YouTube da UMC.

Compartilhe: