UMC Notícias

Professor de Engenharia Elétrica da UMC participa de WebDebate com a ABRACOPEL

Em meio a pandemia e as últimas atualizações sobre os avanços da Covid-19, o Professor de Engenharia Elétrica da UMC, Dr. Mario Cesar Giacco Ramos, debateu no último dia 14, com ênfase nos respiradores hospitalares, sobre os riscos do mal funcionamento de equipamentos eletromédicos em relação a qualidade de energia.

Sua participação, ao lado dos também engenheiros Edson Martinho e Carlos Rubim, ocorreu na recente edição do WebDebate, e foi um convite da Fluke e da ABRACOPEL (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade).

O WebDebate, que reúne estudantes e profissionais da área, contou nesta edição com a participação de 250 participantes de todo o Brasil. Durante sua apresentação, o professor comentou ainda sobre o trabalho de responsabilidade social que a UMC tem realizado, desde 2016, na Santa Casa de Mogi das Cruzes.

A participação do professor Mario Cesar, que rendeu uma aula bastante proveitosa, você pode assistir na íntegra, na página oficial da UMC no Facebook.

Projetos na Santa Casa

Sabendo das necessidades e da falta de recursos da Santa Casa de Mogi, e tendo em vista a elaboração do trabalho de conclusão de curso – TCC, professores e alunos de Engenharia Elétrica basearam os projetos em uma ação solidária, contribuindo assim, para futuras melhorias nas instalações elétricas da instituição. Vale lembrar, que os projetos iniciados em 2016 pelos formandos já foram concluídos no local.

Todos os trabalhos foram pautados em: estudo e elaboração do projeto de proteção contra descargas atmosférica conforme atualização da norma ABNT NBR 5419: 2015; estudo das instalações elétricas e elaboração de diagramas elétricos atualizados e recomendações de melhorias conforme norma ABNT NBR 5410: 2005 e exigências da NR-10; e inspeção e avaliação termográfica das instalações elétricas da instituição.

Experiência

Ramos possui vasta experiência na área Elétrica. Formado em 1973 em Engenharia Elétrica pela UMC, atuou como engenheiro de manutenção elétrica e posteriormente como gerente de manutenção em indústria do setor têxtil, de 1973 a 2001. Realizou, também, estágio de formação profissional na Alemanha, em 1979, 1987 e 1991.

Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Instalações Elétricas e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação de energia elétrica, eficiência energética, qualidade de energia elétrica, instalações elétricas, equipamentos eletromédicos e segurança do trabalho.

Além de seu conhecimento técnico, possui mestrado (2002) e doutorado (2009) em Sistemas de Potência pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente é coordenador e professor do curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, na UMC e leciona também na graduação de Engenharia Elétrica desde 1975, na mesma Universidade.

Compartilhe: