UMC Notícias

Professor da UMC ressalta a importância do Novembro Azul

Campanha ajuda a impulsionar os homens a fazerem exames preventivos

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Esses números fazem um alerta para a importância dos exames periódicos para o diagnóstico de doenças e o mês de novembro é destinado exclusivamente à conscientização sobre a saúde do homem.

Médicos e especialistas ressaltam a importância dos cuidados e prevenção. “Essa data é de extrema importância, pois lembra ao homem que ele precisa se cuidar. Ir uma vez ao ano fazer seus exames já é o suficiente para controlar a próstata”, diz o professor da UMC e Urologista, Bruno Hurtado.

O especialista ainda frisa que homens com um histórico familiar marcado por problemas de próstata precisam ter mais atenção. “Este é um dos principais fatores de risco da doença, por isso é extremamente necessário o acompanhamento médico nestes casos, começando inclusive antes dos 50 anos”, complementa.

Ainda de acordo com o médico, o problema continua sendo o preconceito por parte dos homens. “Ele diminuiu bastante, mas ainda existe e acaba sendo um dos motivos que afastam os homens do exame. A repulsa ainda é por conta do exame de toque, pois muitos acreditam que isso vai de encontro a masculinidade deles”, ressalta o especialista.

EXAMES

Os exames do novembro azul podem ser feitos gratuitamente pelo SUS.

Compartilhe: