UMC Notícias

Prevenção contra o Coronavírus: orientações sobre o uso e descarte adequado de máscaras

O uso de máscaras de proteção tornou-se acessório de extrema importância e até obrigatório em nosso cotidiano. O início da pandemia, provocada pela Covid-19, fez com que as descartáveis sumissem das prateleiras. A alternativa passou a ser pela confecção de máscaras caseiras de tecido. Portanto, com tamanha necessidade de uso, conforme recomendação do Ministério da Saúde, é importante reforçar a forma correta de uso e descarte delas.

Segundo informa a coordenadora do curso de Enfermagem da UMC, Maria Teresa Gagliazzi, a máscara descartável usada pela população não deve ser utilizada por longos períodos, a recomendação da Anvisa é de no máximo três horas. “É necessário trocá-la sempre que estiver úmida, com sujidade aparente ou danificada”, explica.

Vale salientar que, por se tratar de material potencialmente contaminado, as máscaras descartáveis comuns não podem ser dispensadas inadequadamente no lixo orgânico ou junto de materiais recicláveis. “Para descarte, deve-se envolver a máscara utilizada em saco plástico e colocá-lo no lixo comum”, reforça a profissional.

Já as máscaras de tecido podem ser lavadas e reutilizadas regularmente, entretanto, a Anvisa recomenda evitar mais que 30 lavagens. De acordo com Maria Teresa, é importante ressaltar que a máscara de tecido também é de uso individual e jamais deve ser compartilhada.

“O uso da máscara não substitui a necessidade das medidas de higiene preconizadas pelos órgãos de saúde, bem como a importância da manutenção do distanciamento entre as pessoas”, reforça. Além do mais, “lembre-se frequentemente de lavar as mãos com água e sabão ou utilizar o álcool gel 70%, e de fazer o mesmo procedimento antes e após a retirada da máscara”, finaliza.

Cuidados durante a lavagem da máscara de tecido:

Lavar a máscara separadamente;

· Lavar previamente com água e sabão neutro;

· Deixar de molho na água, sabão e água sanitária ou equivalente (recomenda-se de 20 a 30 minutos);

· Secar;

· Passar com ferro quente;

· Guardar em recipiente fechado.

Compartilhe: