UMC Notícias

Pesquisadores da UMC Participam de Congresso Internacional

A pandemia de COVID-19 afetou mais de 250 milhões de indivíduos globalmente. Embora tenhamos expandido nosso entendimento sobre a COVID-19, o Dr. Melquiades Machado Portela, Coordenador da Policlínica, salienta que ainda há muito a descobrir sobre como o Sars-Cov-2 afeta o sistema simpático/parassimpático e sua influência na regulação da frequência cardíaca. Vários meses após o início da pandemia, novos padrões de sintomas e síndromes, como a “COVID longa”, emergiram.
 
A detecção ágil e diagnóstico preciso desempenham papéis cruciais na pronta recuperação dos pacientes. Nesse contexto, o estudo intitulado “Avaliação do Desequilíbrio do Sistema Nervoso Autônomo em Pacientes Pós-COVID-19 por Meio da Variabilidade da Frequência Cardíaca durante o Teste de Inclinação”, conduzido pelo Dr. Daniel Gustavo Goroso, professor e pesquisador do NPT – Núcleo de Práticas Tecnológicas da UMC, em colaboração com outros pesquisadores foi apresentado no Congresso Computing in Cardiology, realizado em Atlanta, EEUU em Outubro de 2023. A divulgação cientifica é um resultado parcial do projeto FAPESP que propõe o monitoramento de longo prazo e remoto da frequência cardíaca para a detecção da síndrome de taquicardia ortostática postural (POST) em pacientes que se recuperaram da COVID-19. Isso será realizado por meio da tecnologia de novos relógios inteligentes (smartwatches) associada ao processamento em tempo real da plataforma FLEEM System®.
 
A Frequência Cardíaca (FC) será medida remotamente por meio de smartwatches, seguida pelo cálculo da Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC). “Para validar esse procedimento de detecção, os valores obtidos serão comparados com o padrão-ouro (teste de inclinação) realizado em indivíduos saudáveis e em pacientes que se recuperaram da COVID-19”, afirma o Dr. Goroso.
 
Posteriormente, o procedimento será aplicado aos pacientes por 30 dias em seu ambiente cotidiano (casa, trabalho, lazer). Este estudo prospectivo fornecerá um conjunto de conhecimentos práticos (know-how) que contribuirão para o desenvolvimento, em breve, de uma estratégia aprimorada voltada para a promoção da saúde, visando eficazmente a população sob investigação.
Compartilhe: