UMC Notícias

Pesquisa de aluno da UMC sobre preservação de espécie angolana será discutida por governo local

A Universidade se consolida cada vez mais na vanguarda de temas relacionados à fauna marinha. Kenneth Gabriel Mota cursou mestrado em Biotecnologia e a pesquisa é relacionada à situação do peixe Carapau Cunene

Um aluno de mestrado da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) teve sua pesquisa sobre a preservação de um peixe angolano levada até o governo do país africano. Kenneth Gabriel Mota cursou mestrado em Biotecnologia e fez uma pesquisa sobre a situação do peixe Carapau Cunene, muito consumido na Angola.

O tema do projeto desenvolvido foi uma indicação do professor doutor Alexandre Hilsdorf. A pesquisa de Kenneth mostra e evidencia os problemas da espécie Carapau Cunene que é muito importante para o país. “A espécie representa 75% do consumo da carne nas orlas e movimenta a economia, sendo um dos principais produtos de exportação. Na Angola a pesca é o terceiro setor mais rentável, sendo responsável por 5% do Produto Interno Bruto (PIB)”, ressalta o estudante.

Em sua pesquisa, Kenneth mapeou geneticamente os peixes, identificando uma moderada diversidade genética e uma estruturação genética das populações na costa de Angola o que tem implicações no manejo pesqueiro da espécie. “Atualmente esta espécie vive uma situação delicada. Devido à grande quantidade de pesca e às constantes mudanças climáticas o peixe pode entrar em uma situação de extinção. A pesca também é um fator importantíssimo para a preservação dela, já que o governo angolano tem algumas medidas que tentam ajudar a preservação do peixe, mas elas não são suficientes e minha pesquisa indica isso”, detalha.

A dissertação de mestrado foi apresentada e defendida pelo estudante e contou com a presença virtual da dra. Filomena Vaz Velho, diretora do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira da Angola. A doutora elogiou a pesquisa e pretende levá-la para ser aplicada na Angola, sendo necessária uma aprovação do governo local.

De acordo com o estudante, os professores e a UMC tiveram papeis fundamentais para que essa pesquisa fosse um sucesso. “Graças a UMC pude ter acesso a esse tema tão importante e com a ajuda do professor Alexandre Hilsdorf e da professora Jussara Valim pude realizar um excelente trabalho”, ressalta.

Para o professor Alexandre Hilsdorf, orientador de Kenneth, o resultado foi excepcional para a UMC. “O projeto do Kenneth é de extrema importância para a UMC e para colaboração internacional. Nosso laboratório conseguiu dar suporte científico para a preservação desta espécie tão importante economicamente para Angola. Isso mostra mais uma vez a inserção internacional da pesquisa científica realizada em nossa universidade”, ressalta o professor.

Compartilhe: