UMC Notícias

Pescadores de Ariri ganham entreposto projetado por alunos de Engenharia da UMC

No final do mês de abril, alunos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica da UMC realizaram uma viagem de trabalho ao povoado de Ariri, em Cananeia, no sul do Estado, em mais uma etapa da cooperação entre o Escritório Modelo de Engenharia da UMC (EME) e a Missão Evangélica de Assistência aos Pescadores (MEAP).

Os alunos estão envolvidos na implantação de um entreposto para o comércio de peixes que beneficiará pescadores artesanais da região. Quando estiver funcionando, o entreposto permitirá que os pescadores vendam os pescados na própria localidade, evitando gastos financeiros e de tempo com deslocamentos até outras cidades.

“Nosso objetivo é qualificar os pescadores para que futuramente eles assumam a gestão do entreposto em regime de cooperativa”, afirma o diretor-executivo da MEAP, Evaldo Almeida, que está à frente da iniciativa. Tanto o projeto estrutural, quanto o projeto elétrico, foram desenvolvidos pelos próprios estudantes da UMC.

Segundo Hudson Balonecker Garcia, professor de Engenharia e coordenador do EME, o convênio proporciona aos alunos a possibilidade de participar de projetos reais, com todas as variáveis e imprevistos.

“É uma oportunidade para os estudantes colocarem em prática o conhecimento teórico adquirido nas aulas. Os desafios de um projeto real vão muito além dos testes em laboratório, e essa experiência os deixa mais preparados para o mercado de trabalho.

Além disso, há também a dimensão social do projeto, que visa beneficiar uma população que vive em situação de muita carência”, afirma. Este foi o ponto que mais sensibilizou as estudantes Michele Chagas Braz e Aline Morais Medeiros, respectivamente do 8º e 9º semestres de Engenharia Civil.“Fico tocada ao constatar as dificuldades que essas pessoas enfrentam. Elas moram num lugar lindo, maravilhoso, mas por outro lado, faltam até coisas básicas, como atendimento de saúde”, diz Michele Chagas. O hospital mais próximo fica a cerca de três horas de distância, num trajeto feito parcialmente em barcos. “A gente precisa sair do mundinho da gente, para conhecer outras realidades”, afirma Aline Morais.

Para a gestora do curso de Engenharia Civil da UMC, professora Me. Flávia Conceição Veneziani Ribeiro, ações como esta explicitam o compromisso da Universidade tanto com a formação dos estudantes, como com a comunidade. “Elas reforçam o papel da universidade como agente de transformação social, além de representarem um importante diferencial na formação dos futuros engenheiros”.

A viagem contou com a cobertura de imprensa realizada por alunos do 4º semestre de Jornalismo, orientados pelo professor Me. Elizeu Silva.

Compartilhe: