UMC Notícias

NOTA DE PESAR

Todos os dias enfrentamos problemas. Como docente aprendi a ser ouvinte dos meus alunos a quem amo como filhos. Hoje, surpreendentemente recebo a informação de que um ex-aluno, hoje docente da UMC, que conheci muito jovem, que me confessava suas agruras, seus encantos ao saber que seria pai, que falava comigo como se fosse sua genitora, que testemunhava sua vida, acaba de partir para outra dimensão.

Por um tempo fiquei sem chão. Pensei nos momentos bons que passamos juntos, seu exame seletivo para tornar-se docente, sua defesa de mestrado, sua tentativa de ingressar no doutorado, sua dedicação aos cursos que lecionava com zelo e dedicação plenos. Recobrando a lucidez vejo que a vida tem vários mistérios, e o maior deles é a morte. Nunca poderemos entender a razão de um ente amado ter partido. A dor que sentimos é imensurável. Nestas horas não há nenhuma palavra que possa ser dita, capaz de confortar os nossos corações. Tudo parece perder o sentido e nos sentimos pequenos diante de tamanho sofrimento. A única coisa que podemos fazer é nos colocarmos à disposição para oferecer aos familiares, esposa e filho, nascido recentemente, os nossos ombros e coração amigos para servir de apoio.

Não há nada capaz de reparar uma perda como esta, mas em nome da amizade e amor de quem fica, e em honra da memória de quem se foi, é preciso continuar vivendo. É preciso transformar o luto em uma luta pela vida e pela felicidade, bem como transformar a dor em saudade e serenidade. Os meus mais sinceros pêsames aos familiares, esposa e filho de Maico Pinheiro da Silva! Descanse em paz meu querido e eterno aluno!

Profª. Maria de Lourdes Colacique Silva Leme – Coordenadora do Curso de Direito

Compartilhe: