UMC Notícias

Nota de esclarecimento

A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) não só repudia qualquer demonstração de preconceito, discriminação, ofensa ou comentário contrário ao que acreditamos e disseminamos nestes 55 anos de história, mas traz, desde a sua fundação pelo nosso Chanceler, os princípios humanistas e de respeito aos direitos humanos e constitucionais.Possuímos em nosso quadro mais de 1.500 profissionais altamente qualificados, sendo indiferente para nós sexo, cor, orientação sexual, condição social ou deficiência, independentemente de cargo ou função.

Nesses 55 anos atravessamos diferentes momentos da história desse País sem nunca praticarmos controle ideológico em nenhuma atividade de nossos alunos, professores e funcionários, o que vai ao encontro, não só dos nossos valores e missão, mas à Constituição Federal de 1988, onde é assegurada a liberdade de ensino e aprendizagem, e em seu artigo 206 destaca que “o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; e o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas”. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, reafirma as liberdades garantidas pela Constituição.

Infelizmente, o ato de intolerância ocorreu, de modo isolado, em um sanitário da Instituição, por onde transita não só a comunidade acadêmica, mas também o público externo que é atendido em nossas Clínicas de Saúde, Biblioteca, CEJUSC, SAJ e cuja apuração de sua autoria vem sendo investigada, nos termos da Lei e do Regimento Geral.

Cumpre-nos ainda pontuar, no tocante à extinção de bolsas, a Instituição aderiu ao PROUNI, de modo que todas as diretrizes são emanadas do Governo Federal, não cabendo a UMC redução, aumento ou extinção de bolsas. O mesmo ocorre em relação ao FIES. Esclareça-se ainda, que as bolsas destinadas aos funcionários administrativos, professores e dependentes estão previstas nas respectivas Convenções Sindicais.

Assim, em reforço à essa nota, replicamos o manifesto divulgado ontem pela Associação Atlética Acadêmica Águia de Haia, órgão de representação estudantil dos mais de 1.600 alunos do Curso de Direito do Campus Mogi das Cruzes, bem como, a posição do presidente da OAB/Mogi das Cruzes, Dr. Marcelo Inocencio, sobre as imputações feitas à Coordenação e aos professores do Curso.

Veja os links abaixo:

Atlética do curso de Direito

Presidente da OAB/Mogi das Cruzes

Compartilhe: