UMC Notícias

1ª Caminhada UMC Contra o Câncer de Boca

Realizado pelo curso de Odontologia da UMC, evento buscou conscientizar população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce

Com objetivo de conscientizar a população sobre as doenças bucais e em particular o câncer de boca, o curso de Odontologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) promoveu no último sábado, dia 20 de outubro, a 1ª Caminhada da UMC Contra o Câncer de Boca. O evento marcou a abertura da XL Jornada e XVI Congresso Odontológico da UMC.

O encontro ocorreu na praca de eventos da UMC as 9 horas, com a participação de cerca de 180 pessoas, entre alunos dos cursos de odontologia e educação física, professores, funcionários e público em geral. A caminhada percorreu o trecho entre o campus da universidade até o Largo do Rosário (Praça da Marisa), no centro de Mogi das Cruzes. Durante o percurso foram distribuídos folders informativos para a comunidade e os participantes carregavam cartazes com informações sobre fatores de riscos e prevenção do câncer de boca.

No Largo do Rosário, local de chegada da caminhada, uma tenda com os dizeres “Faça aqui o seu exame, dura 1 minuto e pode salvar sua vida”, convidava a população para o exame da boca. Um total de 114 exames preventivos e orientações gerais sobre a doença foram realizados. Dentre os examinados, 20 pessoas apresentaram lesões benignas e pré malignas (que apresentam risco de transformação em câncer, caso não sejam tratadas). Duas pessoas apresentaram lesão suspeita e foram agendados para realização de biópsia na segunda feira, dia 22/10, no serviço de Estomatologia da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes. Os demais citados, também saíram do exame com datas pré agendadas para atendimento na Clínica Odontológica da UMC.

Se confirmados, os casos de câncer serão tratados pela Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer.

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estima que, para o ano de 2018, cerca 14.700 pessoas serão diagnosticadas com câncer de boca, sendo aproximadamente 11.200 homens e 3.500 mulheres. Este é o quinto tumor maligno mais comum entre os homens brasileiros.

O câncer de boca se manifesta como uma ferida e pode inicialmente parecer-se com uma afta, porém indolor. Qualquer ferida na boca que, mesmo sem sintoma, não cicatrize em 15 dias, deve ser examinada por um dentista para diagnóstico.

A maioria dos casos de câncer de boca estão relacionadas ao fumo e ao álcool. Abandonar o cigarro e as bebidas alcoólicas é melhor forma de evitar a doença. Outra maneira de prevenir a enfermidade é evitando a infecção pelo HPV. Fazer dietas saudáveis e cuidar da saúde da boca também é fundamental para prevenir as doenças bucais.

O curso de Odontologia da UMC existe há 49 anos e é o pioneiro na Região do Alto Tietê. Possui parceria com a Secretaria de Saúde, atuando em campanhas de prevenção de doenças orais. Os alunos também produzem pesquisas científicas, que são publicadas nos Anais do Congresso Odontológico, e fazem mais de 1.500 atendimentos por mês na clínica da UMC.

Os participantes da 1ª Caminhada Contra o Câncer de Boca doaram 1kg de alimento não perecível, que foram doados ao Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes.

Compartilhe: