UMC Notícias

Livro de professora da UMC fala sobre preconceito contra a pessoa gorda

O livro aborda a gordofobia e como a pessoa gorda é tratada pela mídia

Dia 10 de setembro é marcado pelo Dia Nacional da Luta contra a Gordofobia, uma pauta social que tem sido muito discutida atualmente e fala sobre os preconceitos e barreiras que muitas pessoas sofrem por serem gordas. A professora e doutora em Comunicação da UMC, Agnes Arruda, escreveu um livro sobre o assunto: “O peso e a mídia”. O exemplar traz narrativas pessoais e midiáticas, fazendo uma relação entre as histórias de pessoas com o que é representado na mídia.

Segundo a pesquisadora, os gordos são tratados de forma negativa pela mídia. “Os exemplos de sucesso eram sempre relacionados as pessoas magras e os problemas e coisas negativas eram relacionadas as pessoas gordas. Meu livro vai dar acesso a essas informações para que a sociedade entenda e possa se mobilizar sobre isso”.

Gordofobia

Mas você sabe o que é a Gordofobia? A professora Agnes conta que é o preconceito contra as pessoas gordas, atacadas física e psicologicamente, bem como privadas de acessos e direitos, porque seus corpos não são aceitos em sociedade. “A gordofobia se sustenta em estereótipos negativos, que fazem crer que todas as pessoas gordas se comportam da mesma maneira: preguiçosas, desleixadas, sem amor-próprio ou autocuidado”, ressalta.

Para a professora e pesquisadora, este é um assunto que deve ser falado cada vez mais para que as pessoas entendam que existe preconceito contra quem é gordo. “Fico feliz em ver meu livro como referência para este assunto que é tão necessário ser abordado”, finaliza a professora.

Compartilhe: