UMC Notícias

Já ouviu falar em Bitcoin? Afinal, o que são criptomoedas?

Professor da UMC especialista em mercado de criptoativos explica que elas são moedas que circulam exclusivamente de forma digital.

Já imaginou um mundo sem dinheiro físico? Pode até parecer coisa de ficção cientifica, mas este conceito não está mais tão distante da nossa realidade. Nos dias de hoje, já é possível usar as moedas digitais para comprar passagens aéreas, ingressos para shows e até imóveis.

O professor mestre da UMC Welinton dos Santos, especialista no mercado de criptoativos, explica que as criptomoedas são moedas virtuais, criadas e desenvolvidas em projetos na internet. “Uma criptomoeda não é apenas um instrumento de troca, com valor e quantidade, é mais do que isto, é um projeto integrado no mundo virtual com funções específicas”, explica o professor.

As criptomoedas podem ter várias utilidades. Como moeda, elas atuam como reserva de valor, indicador de quantidade e instrumento de troca. Como produto, elas podem ser usadas como plataforma de pagamento; plataforma de hospedagem de outros criptoativos; moedas para jogos online; e centenas de outras utilidades.

Bitcoin

O professor explica que o Bitcoin foi a primeira criptomoeda a ser criada. “Ela surge em 2008, mas só ganhou força em 2011 com o surgimento do blockchain (sistema de criptografia feita em blocos, como um grande livro diário digital contábil). Os valores variam de acordo com o número de opções e serviços que a moeda oferecer”, conta o especialista.

O Bitcoin e as outras moedas digitais são criadas através de um projeto de desenvolvimento, que envolve testes de segurança eletrônica, feitos para deixar o sistema seguro. Para entender mais sobre as criptomoedas, clique aqui e assista a palestra do professor da UMC Welinton dos Santos na CONFECON (Conselho Federal de Economia).
Compartilhe: