UMC Notícias

IRPF: Cerca de 700 atendimentos foram prestados por alunos e professores da UMC

Quando chega a época de enfrentar o leão da Receita Federal, dificilmente alguém fica livre de dúvidas ou dispensa uma mãozinha para o preenchimento e envio dos dados. É pensando nisto, que todos os anos, alunos e professores da UMC se colocam a disposição da comunidade. Neste ano de 2019, cerca de 700 pessoas procuraram os postos de atendimento da UMC.

Para a realização do mutirão, os professores da Universidade contaram com a ajuda e o suporte de mais de 100 alunos, do 1º ao 8º período, que se revezaram nos dias de atendimento. No total, foram aproximadamente 500 preenchimentos de dados e envios de formulários para Receita Federal realizados na unidade de Mogi das Cruzes e 200 no Campus Villa-Lobos, em São Paulo.

De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, do Campus Mogi das Cruzes, professora Magali Polozzi, a iniciativa é uma excelente oportunidade para os alunos colocarem em prática aquilo que farão na vida profissional: “Essa é a hora de sincronizar o conteúdo aprendido em sala de aula com a prática, por meio dos atendimentos aos contribuintes, em cumprimento as exigências do governo federal”.

Aprendizado:

Mais de 100 alunos se revezaram nos dias de atendimento presencial nos Campi Mogi das Cruzes e Villa-Lobos. Segundo o coordenador do curso na unidade de São Paulo, Ivan de Campos Mendes, os estudantes conseguiram ver na prática conhecimentos abordados e aprendidos em sala de aula com relação a área tributária.

“Unimos docentes e discentes para esclarecer as dúvidas dos vários cidadãos que aqui estiveram. Um resultado positivo para a instituição, para os alunos e também para a comunidade, que saiu daqui completamente grata e satisfeita com o serviço recebido”, enfatiza Mendes.

A professora Magali reforça ainda que este trabalho é a junção do aprendizado teórico e prático oferecido aos alunos, bem como uma forma de aproximar a Universidade da comunidade e oferecer auxílio ao contribuinte que procura todos os anos por um atendimento gratuito.

Programa de Incentivo – Fundo de Solidariedade de Mogi das Cruzes:

Este foi o primeiro ano que a UMC – Campus Mogi das Cruzes participou da Campanha de Incentivo à doação do Imposto de Renda pelos contribuintes ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mogi das Cruzes, com apoio da Receita Federal. A ação, visa colaborar com as entidades auxiliadas pelo município.

A professora Magali esclarece que o contribuinte pode, na hora do preenchimento do formulário, optar por doar parte ou o total do imposto, sendo o valor destinado as ações sociais em favor das crianças e adolescentes do município: “Essa é mais uma das formas que temos de colaborar com os projetos de solidariedade de Mogi das Cruzes”, enfatiza.

Arrecadação:

O serviço oferecido pelos alunos da UMC em Mogi das Cruzes foi gratuito, e ainda sensibilizou a comunidade na doação de 1kg de alimento não perecível. Ao todo, mais de 400 kg de mantimentos foram arrecadados e doados a entidades filantrópicas, igrejas e orfanatos. A motivação, segundo a professora Magali, veio pelos próprios estudantes, que resolveram aproveitar a ocasião, para contribuir ainda mais com a cidade.

Compartilhe: