UMC Notícias

Iniciação Científica de aluna de nutrição da UMC é aprovada em Simpósio de Cardiologia

A Sociedade Brasileira de Cardiologia, em parceria com o American College of Cardiology realizou, no último dia 18, o simpósio “Mulheres do Coração #2”. Marcado por palestras e relatos de experiências brilhantes, abordando a importância da atuação da mulher na cardiologia e do enfoque das particularidades existentes nas mulheres para doenças cardiovasculares.

Para a segunda edição do evento, houve a seleção de Temas Livres que concorreram nas modalidades “Iniciação Científica” (para estudantes de graduação) e “Jovem Pesquisadora” (para as pesquisadoras que possuem menos de 10 anos de formadas), sendo critério fundamental que a primeira autora de cada trabalho fosse uma mulher.

Os trabalhos aprovados com melhores notas foram divulgados nos formatos Pôster Virtual e Apresentação Oral, sendo um importante veículo para divulgação da produção científica nacional na área cardiovascular e garantindo destaque de participação, cada vez maior, das mulheres na pesquisa nacional.

Entre os trabalhos aprovados na modalidade “Iniciação Científica”, a aluna do curso de Nutrição da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Karen Lika Kuwabara, teve sua pesquisa divulgada no formato Pôster Virtual durante o Simpósio e ele também será publicado no Suplemento da edição de setembro da revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia.

A pesquisa “Análise da quantidade do consumo de produtos finais de glicação avançada antes e após a intervenção nutricional em mulheres com doença arterial coronária precoce” foi realizada no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor HCFMUSP) e teve co-autoria de outra aluna do mesmo curso, Nathalia Ferreira de Oliveira Faria.

Desse modo, as alunas da Nutrição UMC aproveitaram uma ótima oportunidade de mostrar à comunidade científica o que tem sido produzido na área, além de participarem de um evento de altíssimo nível. Por fim, destacamos que esta pesquisa também foi apresentada recentemente por Karen em seu Trabalho de Conclusão de Curso na UMC com orientação da professora Ana Luíse Duenhas Berger e da nutricionista Dalila Pinheiro Leal.

Compartilhe: