UMC Notícias

Graduandos em Nutrição da UMC se destacam em Congresso Nacional

Mais um curso da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) se destaca no País. Dessa vez, oito trabalhos do curso superior de Nutrição foram aceitos em eventos científicos importantes e os alunos responsáveis foram convidados para participação em dois congressos nacionais do segmento.

A coordenadora do curso da UMC, Jamile Ramos, contou que quatro Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e uma pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) serão apresentados no I Congresso de Saúde e Nutrição (CSN) e outros três projetos também foram aceitos no XXI Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

“A coordenação e os docentes do Curso de Graduação em Nutrição da UMC sempre incentivaram a participação dos alunos em eventos internos e externos com o objetivo de atualização profissional. Além disso, nesses eventos, os alunos têm contato com profissionais acadêmicos de outras áreas e instituições, podendo participar de boas discussões e observar diferentes pontos de vista, realizarem networking acadêmico e profissional e construírem um currículo durante toda a graduação”, avaliou a professora Jamile.

A primeira edição do CSN ocorreu nesta semana, entre os dias 8 e 10 de dezembro. O evento contou com a apresentação de trabalhos científicos de autoria de alunos, egressos e docentes da Graduação em Nutrição da UMC. O congresso ainda teve palestras de pesquisadores de renome internacional e a divulgação de pesquisas nas linhas de Nutrição Clínica, Nutrição Básica e Experimental, Saúde Coletiva, Alimentos e Alimentação Coletiva e Nutrição Esportiva.

Os representantes da Universidade de Mogi das Cruzes apresentaram quatro resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso orientados pela professora Ana Luíse Duenhas Berger, que foram aprovados para apresentação em formato e-pôster, cujos temas foram: “Conhecimento e prática a respeito da segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira” da aluna egressa Kátia Monteiro de Oliveira; “Efeitos do zinco em indivíduos com Diabetes Tipo 2: uma revisão da literatura”, da aluna egressa Mayara Amanda Silva De Avila; “Terapia Nutricional no transplante de medula óssea na criança, no adolescente e no adulto: uma revisão de literatura”, da aluna egressa Karen Silva de Oliveira; “Prevalência de fatores de risco cardiometabólicos em pacientes com hipertensão arterial e obesidade”, da aluna Nathalia Ferreira de Oliveira Faria.

Além da aprovação do trabalho de iniciação científica orientado pela professora dra. Katherine Maria de Araújo Veras (com coautoria da nutricionista dra. Agatha Nogueira Previdelli), também na modalidade e-pôster, a aluna Nathalia Ferreira de Oliveira Faria apresentou o projeto sobre o “Primeiro ano de atendimento da Liga de Nutrição em Endocrinologia (LANUTE) em um Ambulatório-Escola de Nutrição: avaliação da qualidade da dieta e evolução nutricional após intervenção individualizada”.

Além dos cinco projetos que serão destacados no I CSN, a UMC terá mais três trabalhos apresentados no XXI Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, que aconteceria entre os dias 3 e 5 de dezembro, mas por conta do avanço da pandemia, precisou ser adiado para 2021, com data a ser confirmada.

Mas a Universidade de Mogi das Cruzes já tem presença confirmada no evento científico. As alunas da Instituição Acadêmica desenvolveram um Trabalho de Conclusão de Curso com a publicação de resumo e apresentação de e-pôster, orientados pela professora Tatiana Santiago. Os temas são: “Panorama da obesidade por regiões do Brasil de acordo com os dados do SISVAN”, da aluna Jéssica Godoy Reis; “Fatores de risco para cirurgia bariátrica: um retrato segundo dados da Vigitel 2014 a 2018”, da aluna Natalia Ferreira Batista; “Obesidade e cirurgia bariátrica: um retrato do perfil brasileiro”, da aluna Natalia Ferreira Batista.

“Destacamos que os oito trabalhos aceitos nestes eventos nacionais possuem temas atualizados de diferentes áreas da Nutrição que são abordadas durante todo o Curso”, finalizou a coordenadora do Curso de Nutrição, Jamile Ramos.

Compartilhe: