UMC Notícias

Enfermagem do Campus Villa-Lobos/Lapa realiza atividades de Extensão no HC

Em parceria com o programa estadual “Saúde do Adolescente”, coordenado pela doutora Albertina Duarte Takiuti, alunos do curso de Enfermagem da UMC, Campus Villa-Lobos/Lapa, têm realizado atividades extensionistas no Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
O programa compreende atendimento integral na adolescência e faz parte de uma proposta inovadora, atualizada sempre de acordo com as necessidades de cada geração.
O atendimento, realizado por uma equipe multidisciplinar, contempla alunos do Curso de Enfermagem de todos os semestres. As atividades ocorrem às quartas-feiras, no ambulatório de ginecologia da adolescência, localizado dentro do Hospital das Clínicas.
“Esse contato e a especificidade da atenção ao adolescente são aspectos da maior relevância na vivência com esses alunos e futuros profissionais, apresentando-se como um grande desafio, pois eles aprendem nessa interação que podemos apontar a necessidade de adequação da linguagem e da forma de atuação dos futuros profissionais para o alcance de um nível de compreensão dos vários segmentos que constituem esta população. Muitas vezes, os problemas de saúde do adolescente, aos quais os futuros profissionais da área de enfermagem devem estar atentos, também configuram algumas situações de necessidades imediatas de amor, comida, abrigo, segurança, desenvolvimento do raciocínio lógico e dos valores morais e responsabilidades”, explicou a professora mestra Nadir Barbosa Silva, coordenadora do curso de Enfermagem da UMC, Campus Villa-Lobos/Lapa, que junto à professora doutora Pâmela Maria Moreia Fonseca supervisiona o projeto que, atualmente, atende 18 alunos.

Compartilhe: