A UMC promoveu a segunda edição do curso de aperfeiçoamento “Soft Skills para Docentes”, com foco na integração dos professores e em dinâmicas que refletem o dia a dia dos alunos e que podem ser aplicadas ao longo do ano letivo.
A formação teve etapa teórica no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), iniciada em setembro de 2025 e concluída em 03 de fevereiro de 2026, no anfiteatro da UMC, com atividades em grupo envolvendo os docentes participantes.
De acordo com a Profa. Ma. Gracy Astolpho Duarte, responsável pelo conteúdo de Comunicação Assertiva, a atividade foi uma oportunidade para que os profissionais se reconectassem com a razão pela qual escolheram a vida docente.
“Quando desenvolvemos nossas habilidades de comunicação, empatia e liderança, não estamos apenas aprimorando técnicas, mas fortalecendo a forma como nos relacionamos com nossos alunos e conosco. Esse é um passo de cuidado com a nossa prática, com o outro e com o futuro que ajudamos a construir todos os dias em sala de aula”, comentou a professora.
A iniciativa surgiu a partir de uma proposta do Prof. Dr. Cláudio Brito, Pró-reitor Acadêmico da UMC. Inicialmente, o projeto seria voltado apenas aos discentes, mas, com o interesse dos professores, ganhou uma versão dedicada ao corpo docente.
“Oferecemos a oportunidade para os nossos professores de cursar gratuitamente uma capacitação de aperfeiçoamento de 180 horas, regulamentada pelo Ministério da Educação. Com isso, acreditamos que os nossos profissionais poderão desenvolver os ensinamentos dentro da sala de aula”, declarou o Prof. Dr. Cláudio Brito.
Para a Profa. Ma. Helen Alberita, do curso de Direito, os conteúdos teóricos e práticos trouxeram aprendizados aplicáveis à rotina em sala de aula.
“O curso serviu para inspirar, em sala de aula, um ambiente de aprendizagem colaborativa, baseado no diálogo respeitoso e no acolhimento das diferentes necessidades de cada indivíduo. Os ensinamentos permitiram entender que as competências comportamentais são tão relevantes para a formação de um profissional quanto as suas habilidades e que devem caminhar juntas no ensino superior”, afirmou a professora.
A formação contou com as disciplinas de Habilidades Sociais, conduzida pela Profa. Dra. Marina Campos; Liderança nas Práticas Docentes, aplicada pela Profa. Ma. Erica Venturini; e Gerenciamento de Emoções, abordada pela Profa. Ma. Ana Cristina Arzabe.
Com este ciclo, a UMC ampliou a reflexão e o debate sobre aspectos fundamentais no dia a dia de alunos e professores, contribuindo para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem na universidade.






