UMC Notícias

Curso de Ciências Contábeis comemora 50 anos de implantação

No último dia 19 de setembro, o curso de Graduação de Ciências Contábeis promoveu a comemoração dos 50 anos de sua implantação na UMC – Campus Mogi das Cruzes, oficializada em 1º de março de 1969. Na ocasião da celebração, também foi festejado o Dia do Contador, comemorado anualmente na data de 22/09.

Durante a cerimônia de abertura, o Pró-Reitor Acadêmico, Prof. Claudio Alves de Brito, relembrou a história e trajetória da UMC. Também destacou sua relevância para a formação de profissionais e a importância da implantação de projetos sociais como o NAF, que em parceria com a Receita Federal atende os contribuintes do Alto Tietê.

Afim de apresentar um pouco da história do curso, que durante 50 anos formou milhares de profissionais, os alunos egressos de diferentes anos de formação e hoje em destaque no mercado de trabalho, trouxeram seus relatos. Os motivos pelos quais escolheram o curso e a UMC e como a Universidade contribuiu para sua carreira profissional foram os pontos destacados por eles.

Dentre estes alunos, três optaram pela carreira docente e atualmente compõem o quadro de professores de Contabilidade da UMC: Alexandre Ripamonti, Daniele Kumanaya e Hipolito Pereira.

Edvaldo Miranda, hoje empresário e diretor do Sescon, também já foi Delegado do Conselho Regional de Contabilidade em Mogi das Cruzes e região, relata que sua história com a UMC teve início em 1962, com o colégio fundado pelo Prof. Manoel Bezerra de Mello, onde sua mãe trabalhou.

Também passaram pelo evento as empresárias de contabilidade, Juliana de Souza e Auda do Prado. Mayller de Lima e Fernanda de Almeida exercem função diretiva em grandes empresas e Zeneide da Silva optou pela área pública e hoje atua no Tribunal de Justiça. O relato comum entre eles é que a UMC, por meio de seus dedicados e competentes professores tiveram papel importante nessas conquistas.

A Andriele, apesar de ainda ser estudante do curso, também já se destaca no mercado de trabalho em uma grande empresa. Em todos os exemplos ilustrados no evento, foi unânime a emoção em retornar ao ambiente no qual permaneceram por 4 anos e ainda reencontrar seus professores que permanecem no quadro de docentes.

Magali Polozzi, coordenadora do curso de Ciências Contábeis, assente a motivação que trouxe esses relatos “os alunos puderam ver nesses profissionais, que já estiveram em seus lugares, que é possível se sobressair no mercado de trabalho quando se tem determinação e dedicação e, percorrem o caminho com ética e responsabilidade”.

O desfecho deste evento foi com bolo e parabéns pelo meio século de história.

Compartilhe: