UMC Notícias

Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da UMC está com inscrições abertas para o novo Minicurso gratuito

O minicurso ‘Como redigir TCLE e TALE’ acontece no dia 18 de novembro, as vagas são limitadas e as inscrições podem ser feita no site da UMC

O Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – CEP da UMC está com inscrições abertas até o dia 16/11 para o minicurso gratuito: ‘Como Redigir TCLE E TALE’ – Consentimento livre e esclarecido de participantes em pesquisa científica: importância do TCLE e TALE, ministrado pelo  Professor Dr. Wagner Alves de Souza Judice, membro do titular do CEP.

O curso será realizado no dia 18/11 das 14h30 às 18h30 e é destinado à discentes, docentes, profissionais, pesquisadores e pessoas que tenha o interesse em encaminhar projetos de pesquisa para o CEP da UMC.

Para participar os interessados devem preencher o formulário, clique aqui. Vagas limitadas!

Para mais informações ligue: (11) 4798.7085 de segunda à sexta das 12 às 18h, ou por e-mail: cep@umc.br

SOBRE O TCLE E TALE

O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE e o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido – TALE são documentos que por si só podem inviabilizar a aprovação de um projeto de pesquisa, visto que são obrigatórios e de suma importância para garantir e assegurar os direitos dos participantes de pesquisa de acordo com a Resolução CNS 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde.

O TCLE e o TALE são documentos que expressam o compromisso de cumprimento de cada uma das exigências definidas previstas nestas resoluções. O TCLE é para participantes com idade igual ou superior a 18 anos e o TALE é para participantes menores de 18 anos e ambos os documentos devem ser redigidos com todos os detalhes sobre a pesquisa, de forma clara e acessível.

MINICURSO COMO REDIGIR TCLE E TALE
DIA: 18/11/2022
HORÁRIO: 14h30 às 18h30
INSCRIÇÕES: https://forms.gle/q1LGcvQ2vFVStRt77
MINISTRADO PELO: Professor Dr. Wagner Alves de Souza Judice, membro titular do CEP-UMC

Compartilhe: