O Mimese, Cineclube dos cursos de Comunicação Social da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), exibirá “Divinas Divas”, documentário de estreia de Leandra Leal na direção, que relembra a trajetória do grupo de travestis que na década de 1970 fez parte do auge da cena noturna efervescente na Cinelândia, no Rio de Janeiro. A sessão ocorrerá nesta sexta-feira, 10 de novembro, às 19 horas, no Auditório do Centro Cultural, com entrada gratuita pela Portaria 1, e terá como convidada Alexandra Braga, mulher transexual e coordenadora do Fórum Mogiano LGBT.
O documentário acompanha o reencontro de Rogéria, Valéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujika de Holliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios para a montagem de um espetáculo, trazendo para a cena as histórias e memórias de uma geração que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época.
O Teatro Rival foi um dos primeiros palcos a abrigar homens vestidos de mulher e era comandado por Américo Leal, avô da diretora. O filme traz para a cena a intimidade, o talento e as histórias de artistas que ousaram em plena ditadura militar.
“Divinas Divas” rendeu a Leandra Leal o prêmio de melhor diretora no Festival do Rio, um dos maiores do país.
A sessão integra o eixo-temático de novembro do Cineclube que traz discussões sobre temas ligados à comunidade LGBT e à teoria queer com dois filmes inéditos nas salas de Mogi das Cruzes e região. Com uma onda recente cada vez maior de episódios de intolerância, violência e falta de esclarecimento sobre o assunto, o Cineclube dá voz a representantes da comunidade LGBT para uma análise do panorama atual a respeito de gênero, sexualidade e representatividade.
Convidada
Alexandra Braga, convidada desta sexta-feira, pedagoga e uma das fundadoras do Fórum Mogiano LGBT, vê na universidade uma porta para a laicidade e interação entre as diferenças. “O nosso movimento busca os direitos constitucionais das vítimas diárias da LGBTfobia, tentando extinguir o preconceito um pouco de cada vez”, explica. Alexandra é pós-graduada em Psicopedagogia e também é coordenadora cultural de uma escola de tempo integral em Mogi das Cruzes.
Na militância com o Fórum há quatro anos, Alexandra entende que “vivemos um grande retrocesso dos direitos humanos no momento, mas precisamos nos fortalecer com fome de luta”.
Após a projeção de “Divinas Divas”, o público terá a oportunidade de ouvir, conversar e debater com Alexandra Braga em bate-papo mediado pelo professor Guillermo Gumucio, curador do Cineclube, a respeito de todas as pautas que circundam a comunidade de gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis e transgêneros. Este mês, o Mimese conta com o apoio da Vitrine Filmes e do Fórum Mogiano LGBT e a segunda sessão sobre o tema será no dia 21 de novembro, terça-feira, às 14h, com mais um filme brasileiro recente e inédito na região: “Corpo Elétrico”, do diretor Marcelo Caetano.
As sessões do cineclube Mimese são sempre gratuitas e abertas à comunidade, que só precisa apresentar documento com foto na Portaria 1 para aproveitar as atividades.
Serviço
19 horas
Divinas Divas
(dir. Leandra Leal, 2017, 120 min.)
21 horas
Encontro com Alexandra Braga, mulher transexual coordenadora do Fórum Mogiano LGBT
Local: Auditório do Centro Cultural da UMC
Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200, Portaria 1
Tel: (11) 4798-7000
Entrada gratuita