UMC Notícias

Cineclube dos Cursos de Comunicação aborda liberdade e poesia em “Corpo Elétrico”

O projeto Mimese, Cineclube dos cursos de Comunicação Social da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), exibe “Corpo Elétrico”, estreia de Marcelo Caetano na direção em longa-metragem. A sessão no próximo dia 21 (terça-feira), às 14 horas, no Auditório do Centro Cultural com entrada gratuita pela Portaria 1 e aberta à comunidade. A Vitrine Filmes e o Fórum Mogiano LGBT apoiam esta sessão.

Elias (Kelner Macêdo) é o jovem criador de uma fábrica de confecção de roupas no centro de São Paulo. Ele mantém pouco contato com a família na Paraíba e passa seus dias entre o trabalho e os encontros com outros homens. Enquanto reflete sobre as possibilidades de futuro, começa a ficar cada vez mais próximo dos colegas da fábrica, e vê os amigos seguirem caminhos diferentes dos seus.
No elenco do longa-metragem também estão Lucas Andrade, Georgina Castro, Nash Laila, Welket Bungué, MC Linn da Quebrada e Henrique Zanoni, que inclusive já participou do Cineclube Mimese no ano passado, na projeção de “Hamlet” de Cristiano Burlan.
“Corpo Elétrico” traz uma visão tão original quanto fidedigna de São Paulo, a cidade da peregrinação das seis da tarde pelas ruas até a próxima estação ou terminal, da profusão de estórias no chão de fábrica, da festa, das noitadas e também da sobrevivência. “A urbe pontuada pelos apartamentos onde transpiram amores e corpos que se procuram à noite porque ainda não conseguiram conversar com a máquina de costura como gostaria o patrão. Um caldeirão de culturas que gritam há tanto tempo, no anseio de uma representação merecidamente rica, da representatividade que ganha força nos cuidados e atenção aos detalhes da direção de Marcelo Caetano.
A sessão integra o eixo-temático de novembro do Cineclube que traz discussões sobre temas ligados à comunidade LGBT e à teoria queer com filmes inéditos nas salas de Mogi das Cruzes e região.
Com uma onda recente cada vez maior de episódios de intolerância, violência e falta de esclarecimento sobre o assunto, o Cineclube dá voz a representantes da comunidade LGBT para uma análise do panorama atual a respeito de gênero, sexualidade e representatividade.
Após a projeção de “Corpo Elétrico”, o público terá a oportunidade de ouvir, conversar e debater com dois coordenadores do Fórum Mogiano LGBT: Fernando Santos (do segmento Homens Transexuais) e Regina Maria Tavares, além de Luiza Coppieters, integrante do Conselho Municipal LGBT de São Paulo. O bate-papo será mediado por Guillermo Gumucio, professor dos cursos de Comunicação Social da UMC e curador do Cineclube.

Serviço
14 horas
“Corpo Elétrico” (dir. Marcelo Caetano, 2017, 90 min.)
15h30
Encontro com Fernando Santos, Regina Maria Tavares e Luiza Coppieters
Local: Auditório do Centro Cultural da UMC
Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200, Portaria 1
Entrada gratuita

Compartilhe: