UMC Notícias

Biomedicina do Campus Villa-Lobos promove “trote solidário” com campanha de doação de sangue

Neste mês de agosto tem início mais um semestre de aulas na UMC. Como forma de demonstrar as boas-vindas aos estudantes, o curso de Biomedicina do Campus Villa-Lobos/Lapa organizou um “trote solidário” e aguarda pela participação de todos os alunos!
Em parceria com o Banco de Sangue Paulista, será realizada uma Campanha para doação voluntária de sangue. A ação será realizada no dia 17 de agosto, das 9h às 16h, no laboratório de Fisioterapia e Enfermagem do Campus Villa-Lobos/Lapa.
“A doação é um ato simples, mas o voluntário deve estar dentro de alguns critérios determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde que visam a proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue. Entre eles, estar em boas condições de saúde, não estar em jejum e pesar no mínimo 50 quilos. Os principais impedimentos são estar resfriado, ter feito alguma tatuagem nos últimos 12 meses, mulheres em período gestacional, evidência clínica ou laboratorial de algumas DSTs e Doença de Chagas, entre outros. Todos os detalhes serão esclarecidos aos voluntários antes de realizar a doação”, explica a coordenadora dos cursos de Farmácia e Biomedicina do Campus Villa-Lobos/Lapa, profa. dra. Débora De Marco.
As doações serão destinadas ao Banco de Sangue Paulista, um dos pioneiros na história da hemoterapia brasileira e que oferece o que há de mais moderno na área; equipamentos de última geração, além de métodos e sistemas avançados, visando a segurança, eficiência e confiabilidade ao doador.
“Iniciativas desse tipo são fundamentais para sensibilizar as pessoas, lembrando-as da importância desse gesto, já que os Bancos de Sangue necessitam permanentemente de doadores, pois na maioria das vezes, durante todo o ano, a demanda é menor do que a procura”, alerta a profa. dra. Débora De Marco.

Compartilhe: