UMC Notícias

Aulas on-line: estamos adaptados a essa nova realidade

Como coordenador e professor dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, após 14 meses trabalhando remotamente posso dizer que estamos muito bem adaptados às aulas on-line. Conseguimos em pouco tempo integrar os recursos tecnológicos disponíveis para poder suprir a falta das aulas presenciais.

Nas duas primeiras semanas da pandemia, em março de 2020, utilizamos os recursos tecnológicos disponíveis naquele momento, como whatsapp e e-mail, para não perder o contato com os estudantes. Com a inclusão de uma forma rápida, da plataforma para ministrar as aulas esse contato melhorou e foi um salto para todos nós. Em meados de abril, todos os professores já estavam treinados e possuíam conhecimento suficiente para desenvolverem as aulas com o que a plataforma oferece. Com esse conhecimento, hoje utilizamos recursos mais complexos para que a interação com os alunos seja ainda mais efetiva.

Fui treinado por professores colegas, que por terem maior conhecimento e experiência com a plataforma adotada, disponibilizaram manual de operação da plataforma. Realizamos verdadeiras aulas práticas de operação da plataforma e assim como os alunos tiramos dúvidas e elaboramos perguntas.

Posso dizer atualmente que possuo total domínio do processo incluindo meios e formas para ajudar os alunos com dificuldades de acesso a uma internet de melhor qualidade. Ainda não estamos na fase híbrida, mas acredito que estaremos muito mais preparados agora para essa fase, com experiência, equilíbrio emocional e espírito de equipe para seguir em nossa trajetória de docente.

Tenho certeza que essa pandemia nos proporcionou tempo para refletirmos, mudarmos nossos conceitos, estabelecermos novas trajetórias para nossas vidas e sabermos que sempre podemos contribuir para nossa evolução e também pela melhoria da sociedade.

Hugo Giacco Ramos

Coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção

Compartilhe: