UMC Notícias

Artigo de professores é aceito para apresentação no II Colóquio Internacional de História Agrária

Três professores do curso de Administração da UMC – Campus Villa-Lobos possuem motivos de sobra para comemorar nos últimos dias. É que o artigo: “O paradigma produtivo versus reforma agrária nos países que constituem o MERCOSUL” foi aprovado para apresentação no II Colóquio Internacional de História Agrária.

O evento, que será realizado na Pontifícia Universidade Católica do Peru, em Lima, nos dias 10 e 11 de outubro é uma comemoração aos “50 anos da Reforma Agrária Peruana”. A autoria do documento é dos professores Rita de Cássia Marques Lima de Castro, Paulo Sergio de Castro e Luiz Tadeu Baptista.

Segundo a coordenadora do curso de Administração do Campus Villa-Lobos, Reny Galvão, “o debate sobre o tema põe os participantes e as Instituições em evidência, trazendo reconhecimento e reforçando uma visão positiva quanto à qualidade das Instituições e sua contribuição para a pesquisa, um dos eixos da tríade”.

A apresentação acadêmica sobre o paradigma produtivo versus a reforma agrária nos países constituintes do MERCOSUL (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) em um Congresso Internacional é uma oportunidade de troca de conhecimentos sobre decisões administrativas públicas e privadas que envolvem atores governamentais e privados em um dos assuntos que traz grande impacto econômico para a América Latina.

“A questão da terra e do uso econômico dela como motor de competitividade e crescimento econômico envolve conhecimento interdisciplinar e a exposição de um trabalho de pesquisa feito em um ambiente acadêmico no qual estarão presentes investigadores de diversos países permite o enriquecimento intelectual não somente dos participantes, mas de uma gama bem maior de pessoas”.

Enfim, o tema da reforma agrária é um dos temas que se apresentam, na última década, no mainstream da Administração. Além disto, o Congresso resulta em aprimoramentos nos trabalhos e posteriores publicações que serão discutidas além do ambiente acadêmico.

A reunião acadêmica é organizada em conjunto pelo Centro Internacional de História Econômica (CIHEAP); Centro de Estudos da História Agrária da América Latina (CEHAL); revista Historia Agrária da América Latina (HAAL); Mestrado em História da Pontifícia Universidade Católica do Peru e o Projeto de Cooperação Internacional NETWORKS-CONICYT 170026.

Compartilhe: