UMC Notícias

Artigo de professores da UMC é exposto em Congresso no Peru

No mês passado, o professor da UMC, Eduardo Chagas Ferreira (Campus Mogi das Cruzes) sob orientação do professor Jorge R. Beingolea Garay (Nucleo de Pesquisas Tecnologicas – NPT – UMC) apresentou durante o 1st Sustainable Cities Latin America, o artigo “Tecnologia Wearable e IoT no desenvolvimento de aplicações para Fisioterapia Postural”. O artigo tem como base o tema do mestrado em Engenharia Biomédica, concluido este ano pelo professor Eduardo, na UMC.

O projeto, apresentado na cidade de Arequipa no Perú, foi aceito na categoria MEDICAL & HEALTH INFORMATICS e apresentado ao público durante o evento. O site do evento encontra-se disponível em: https://iot-scla.com/en/pages/callforpapers.O trabalho descreve o desenvolvimento de um instrumento biomédico, de baixo custo que utiliza componentes discretos (sensores) adaptados ao corpo humano nas regiões da coluna cervical e lombar, através de uma vestimenta de fácil utilização, com capacidade de monitorar a postura corporal sentada de um indivíduo.

De acordo com a justificativa apresentada no projeto, a posição sentada é a mais utilizada pelo ser humano e, consequentemente, a mais danosa para a coluna devido a pressão suportada por ela. Neste sentido, o desenvolvimento de instrumentos (como o apresentado no artigo) permitem “prevenir” problemas de saúde associados à postura corporal sentada, proporcionando assim diversos benefícios e qualidade de vida tais como a redução de licenças médicas para empresas, e economia de recursos designados para seus tratamentos.

O artigo completo será indexado à base de dados da IEEE (Institute Electrical Electronics Engineering) e de livre acesso aos estudantes e pesquisadores da UMC.

Compartilhe: