UMC Notícias

Aquário de SP e UMC focados na conservação de espécies do Rio Tietê

O Aquário de São Paulo e a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) firmaram um termo de cooperação técnico-científico para a conservação das espécies de peixes do alto do rio Tietê. Nessa parceria, a UMC, através do  Laboratório de Genética de Organismos Aquáticos e Aquicultura  (LAGOAA), participará da estratégia traçada para realização do repovoamento das espécies de peixes no Tietê, trabalho este realizado desde 2003 e importantíssimo para a preservação e manutenção das espécies da bacia do Alto Tietê. Por sua vez, o Aquário de São Paulo que tem como um de seus pilares trabalhar a educação ambiental e a importância desse emblemático rio, fortalecerá essa premissa.

O primeiro recinto de percurso do Aquário é uma representação da nascente do Tietê que está localizada na cidade de Salesópolis, onde ainda é possível encontrar um rio preservado e com diversas espécies de peixes. Com essa parceria será possível desenvolver iniciativas por meio de um programa de manejo ex-situ integrado, incluindo ações conjuntas de educação ambiental e divulgação científica.

Em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, o Aquário de São Paulo está desenvolvendo uma ação de educação ambiental, com o objetivo de demonstrar a importância do rio Tietê, apresentar sua linha histórica e conscientizar sobre a problemática de descarte do lixo no rio, fortalecendo os pilares educacionais de missão e valores das instituições envolvidas.

Compartilhe: